Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul
Facebook Twitter Youtube Sound Cloud
Notícias C,T&IConcurso premia pesquisadores com viagem √† Europa

Concurso premia pesquisadores com viagem à Europa

Pesquisadores brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil têm até o dia 15 de setembro para se inscreverem no Euraxess Science Slam Brazil, um dos maiores concursos de comunicação científica do mundo, que vai premiar o vencedor com uma viagem para a Europa com direito a visita a um dos centros avançados de pesquisa sediados no bloco. Podem participar estudantes de mestrado e doutorado, mestres, doutores e pós-doutores, pesquisadores e professores universitários, de todas as áreas do conhecimento.

Para participar, o candidato dever√° inscrever sua ideia de apresenta√ß√£o ‚Äď em v√≠deo ou pelo Skype ‚Äď no site do concurso (scienceslambrasil.com). Ser√£o aceitas as 100 primeiras inscri√ß√Ķes no site, que passar√£o por uma comiss√£o de avaliadores, e das quais ser√£o escolhidas cinco propostas que v√£o participar da final, no Rio de Janeiro (RJ). Os finalistas tamb√©m passar√£o por um workshop de comunica√ß√£o cient√≠fica, no Rio de Janeiro, com as despesas pagas pela¬†Euraxess, como atividade preparat√≥ria para a apresenta√ß√£o final.

A final ser√° realizada no dia 25 de outubro, no Consulado da It√°lia, no Rio de Janeiro, durante a Semana Nacional de Ci√™ncia e Tecnologia (SNCT). Na ocasi√£o, os participantes selecionados far√£o uma apresenta√ß√£o de at√© seis minutos, ao vivo, para uma audi√™ncia variada e para um j√ļri especialista, formado por pesquisadores e especialistas em comunica√ß√£o cient√≠fica, que, em conjunto, definir√£o o grande campe√£o da edi√ß√£o 2017.

Sobre o concurso

Iniciativa da¬†Euraxess Brazil, a edi√ß√£o 2017 do¬†Euraxess Science Slam¬†tem apoio do Minist√©rio de Ci√™ncia, Tecnologia, Inova√ß√Ķes e Comunica√ß√Ķes (MCTIC), por meio da Semana Nacional de Ci√™ncia e Tecnologia (SNCT), do Conselho Nacional das Funda√ß√Ķes Estaduais de Amparo √† Pesquisa (Confap) e da Delega√ß√£o da Uni√£o Europeia no Brasil. O objetivo do concurso √© estimular a intera√ß√£o entre pesquisadores e sociedade, de maneira que a linguagem cient√≠fica seja apresentada de forma original, criativa e mais pr√≥xima do p√ļblico leigo.

O concurso propicia, ainda, a oportunidade de pesquisadores apresentarem seus trabalhos fora das restri√ß√Ķes formais vigentes nos laborat√≥rios, salas de aula e confer√™ncias cient√≠ficas tradicionais. Os finalistas s√£o avaliados com base em sua capacidade de capturar a aten√ß√£o da audi√™ncia e, para isso, √© permitido o uso de t√©cnicas variadas e criativas, desde o teatro e a m√ļsica at√© o uso de v√≠deos e desenhos, entre outros.

Vencedores das edi√ß√Ķes anteriores

  • 2016 ‚Äď Andr√© Azevedo, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Vídeo da apresentação: http://bit.ly/2tQtsjQ

  • 2015 ‚Äď Leonardo Parreira Silva Nascimento, Universidade Federal de S√£o Paulo (Unifesp)

Vídeo da apresentação: http://bit.ly/2v4LmPB

  • 2014 ‚Äď Vanessa Cardoso Pires, Universidade de S√£o Paulo (USP)

Vídeo da apresentação: http://bit.ly/2veXqOQ

Sobre a Euraxess

A¬†Euraxess¬†√© uma iniciativa da Comiss√£o Europeia que promove o desenvolvimento das carreiras cient√≠ficas, a mobilidade de pesquisadores e visa fortalecer a colabora√ß√£o cient√≠fica entre a Europa e os demais pa√≠ses do mundo. A rede¬†Euraxess¬†√© formada por 40 pa√≠ses europeus e possui representantes em seis regi√Ķes ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

Serviço

5¬ļ Euraxess Science Slam Brazil¬†‚Äď Concurso de Comunica√ß√£o Cient√≠fica

Inscri√ß√Ķes: at√© 15 de setembro (limitadas aos 100 primeiros inscritos)

Final: 25 de outubro, no Consulado da It√°lia, no Rio de Janeiro (RJ)

Mais informa√ß√Ķes:¬†scienceslambrasil.com

D√ļvidas:¬†brazil@euraxess.net

Coordenadoria de Comunicação do Confap

BOLETIM INFORMATIVO

MS FAZ CIÊNCIA

Nº 10

VER ONLINE
+ Edições

BASE DE PROJETOS

desenho de uma lupa

REVISTA

CORUMBELLA

Nº 04

VER ONLINE
+ Edições

Seções

A Fundect

Programas

SIGFAP

Parceiros

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Cient√≠fico e Tecnol√≥gico CAPES - Coordena√ß√£o de Aperfei√ßoamento de Pessoal de N√≠vel Superior FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial Sebrae - Servi√ßo Brasileiro de Apoio √†s Micro e Pequenas Empresas CONFAP - Conselho Nacional das Funda√ß√Ķes Estaduais de Amparo √† Pesquisa CONSECTI - Conselho Nacional de Secret√°rios Estaduais para Assuntos de Ci√™ncia, Tecnologia e Inova√ß√£o SECTEI - Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inova√ß√£o ABDI - Ag√™ncia Brasileira de Desenvolvimento Industrial