Notícias C,T&I"Tenho o compromisso de fazer pesquisa para este Estado", diz pesquisador que escolheu MS para viver

Waldir Leonel tinha apenas 8 anos de idade quando o ent√£o presidente da rep√ļblica, Ernesto Geisel, assinou a lei complementar n√ļmero 31 criando o mais novo estado do Brasil. Em 11 de outubro de 1977 nascia o Mato Grosso do Sul.

Mas foi somente em 1995, aos 27 anos, que o rec√©m-formado bi√≥logo e ge√≥grafo saiu de Andradina, no interior de S√£o Paulo, e se mudou para a capital do novo estado da federa√ß√£o. O motivo da nova morada deu-se pela aprova√ß√£o em um concurso p√ļblico da Universidade Federal de MS.

A paixão pela pesquisa veio antes, ainda na graduação, onde o estudante Leonel participou de programas de iniciação científica.

Chegando no Mato Grosso do Sul, o gosto pelos estudos e pela ciência tomou impulso, o primeiro projeto de pesquisa estudou aves endêmicas de nossa região como a "Pyrrhura devillei", ave esta que somente é encontrada na Serra da Bodoquena.

Paralelo a isto, Leonel concluiu sua terceira graduação, desta vez em Turismo. Em seguida, iniciou os estudos de seu mestrado na área de desenvolvimento e meio ambiente.

Mas foi em 2010 que a forte ligação que Leonel tem com a educação de MS teve início. Neste mesmo ano, o pesquisador foi aprovado em um concurso da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, a UEMS.

"Com meu ingresso na UEMS senti a necessidade de aprimorar meus conhecimentos e investir ainda mais em minha forma√ß√£o, assim veio o doutorado em meio ambiente e desenvolvimento regional que englobava minhas tr√™s gradua√ß√Ķes e meu mestrado em desenvolvimento. Na √©poca, o doutorado consumia todo meu tempo, sendo assim precisei me afastar de minhas atividades na universidade para focar totalmente em meus estudos".

Foi aí que entrou o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul no processo de formação de Leonel, cumprindo com seu papel de fomentar a qualificação profissional da sociedade sul-mato-grossense, que por meio da Fundect contemplou Leonel e outros pesquisadores com uma bolsa de estudos para o doutorado.

"O auxílio do Governo do Estado durante meu processo de doutoramento foi fundamental para minha formação. Pouco tempo depois assumi um cargo na área de gestão em educação e foi nesse momento que pude contribuir de fato com a pesquisa e a inovação para este Estado, pois não existe desenvolvimento sem educação", declara.

Terminado o doutorado, voltou com suas atividades na universidade, desta vez focado na área do desenvolvimento do turismo, onde assumiu a coordenação de uma pós-graduação em educação científica.

"Um Estado n√£o se desenvolve sem pesquisa, ele precisa de dados, de estat√≠sticas, de estudos, por isso a necessidade e a import√Ęncia de uma Funda√ß√£o Estadual de Ci√™ncia e Tecnologia como a Fundect que serve como mola propulsora da pesquisa e consequentemente do desenvolvimento de um povo", avalia o doutor Leonel.

A Fundect (Funda√ß√£o Estadual de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ci√™ncia e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) h√° 19 anos fomenta a produ√ß√£o cient√≠fica em MS. S√£o in√ļmeros programas de apoio √† pesquisa, ci√™ncia, tecnologia e inova√ß√£o que transformam a maneira de enxergar o mundo.

Para os estudantes despertarem o interesse pela pesquisa, s√£o oferecidas bolsas de inicia√ß√£o cient√≠fica. Para aqueles que j√° produzem conhecimento, existem as bolsas de mestrado, doutorado e p√≥s-doutorado, al√©m de recursos para compras de equipamentos, custeio de pesquisas, realiza√ß√£o de eventos cient√≠ficos, valoriza√ß√£o de pesquisas que trar√£o benef√≠cios para o sistema √ļnico de sa√ļde, inova√ß√£o por meio da promo√ß√£o e valoriza√ß√£o de startups, entre outros.

"Temos que valorizar o incentivo à pesquisa, essas bolsas como a que recebi são importantíssimas para produzirmos pesquisa dentro de nosso Estado. Vim pra cá recém-formado, meu processo de formação profissional e de vida foi todo aqui no MS, aqui criei minha filha, fixei minha residência, criei laços. Embora meu processo inicial de formação tenha sido em São Paulo foi aqui que coloquei em prática meu desejo por pesquisa e os frutos disso estão sendo colhidos aqui. Por isso, me considero e tenho orgulho de ser sul-mato-grossense, faço pesquisa em Mato Grosso do Sul, trabalho em uma universidade do Estado do Mato Grosso do Sul, meu desenvolvimento pessoal e profissional caminha junto com o desenvolvimento deste meu Estado do coração, sendo assim, tenho o compromisso de produzir pesquisa e resultados para meu Estado, divulgando-o, levando nosso nome para todo o Brasil e até outros países", finaliza nosso pesquisador.

Texto: Diogo Rondon Foto: Adriano Boeno

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Cient√≠fico e Tecnol√≥gico CAPES - Coordena√ß√£o de Aperfei√ßoamento de Pessoal de N√≠vel Superior FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial Sebrae - Servi√ßo Brasileiro de Apoio √†s Micro e Pequenas Empresas CONFAP - Conselho Nacional das Funda√ß√Ķes Estaduais de Amparo √† Pesquisa CONSECTI - Conselho Nacional de Secret√°rios Estaduais para Assuntos de Ci√™ncia, Tecnologia e Inova√ß√£o SECTEI - Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inova√ß√£o ABDI - Ag√™ncia Brasileira de Desenvolvimento Industrial