Notícias C,T&IPesquisadores da UFGD invadem as ruas de Dourados para mostrar a import√Ęncia da pesquisa para a popula√ß√£o

Dourados (MS) - Distribu√≠dos em diversos pontos da cidade, os pesquisadores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) abra√ßaram e foram abra√ßados pelos douradenses no √ļltimo dia 25 de outubro. Trata-se de uma atividade ¬†alusiva ao ‚ÄúDia C da Ci√™ncia‚ÄĚ comemorado em todo o pa√≠s na √ļltima quarta-feira.

Fora de qualquer muro, junto das pessoas, em ambientes não formais de educação, os pesquisadores foram além das já consagradas palestras, feiras e seminários e buscaram se comunicar diretamente com as pessoas.

Cerca de 350 pesquisadores da UFGD (docentes e acadêmicos de iniciação científica, mestrado e doutorado) saíram às ruas e convidaram a população para conhecer um pouco das pesquisas que são realizadas na Universidade.

Motivados pelo tema ‚ÄúConhe√ßa o que a ci√™ncia faz para melhorar a vida das pessoas e do pa√≠s‚ÄĚ os pesquisadores atenderam a popula√ß√£o nos locais em que se instalaram e buscaram traduzir individualmente a import√Ęncia da sua pesquisa para a vida da comunidade.

A estimativa √© que mais de 2.000 pessoas conversaram pessoalmente com esses pesquisadores ¬†nas mais diferentes situa√ß√Ķes: passando pela pra√ßa, aguardando consulta no hospital, no supermercado, durante visita ao parque ou na fila do banco.

A iniciativa vem de encontro à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e foi idealizada pela Pró-reitoria de Ensino de Pós Graduação e Pesquisa da UFGD. De acordo com a Pró-reitora, Kely Picoli, a ação superou todas as expectativas.

‚ÄúEstamos muito satisfeitos com os resultados obtidos, foi uma dia √ļnico, um dia de levar os pesquisadores e seus trabalhos para junto da popula√ß√£o mostrando a import√Ęncia da pesquisa cient√≠fica no dia a dia de todos n√≥s‚ÄĚ, concluiu.

Fonte: UFGD

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Cient√≠fico e Tecnol√≥gico CAPES - Coordena√ß√£o de Aperfei√ßoamento de Pessoal de N√≠vel Superior FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial Sebrae - Servi√ßo Brasileiro de Apoio √†s Micro e Pequenas Empresas CONFAP - Conselho Nacional das Funda√ß√Ķes Estaduais de Amparo √† Pesquisa CONSECTI - Conselho Nacional de Secret√°rios Estaduais para Assuntos de Ci√™ncia, Tecnologia e Inova√ß√£o SECTEI - Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inova√ß√£o ABDI - Ag√™ncia Brasileira de Desenvolvimento Industrial