Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul
Facebook Twitter Youtube Sound Cloud
SIGFAP Conheça o SigFap

Conheça o SigFap

Atualmente, o conhecimento tornou-se um dos principais fatores de superação de desigualdades, de agregação de valor, de criação de emprego qualificado e de propagação do bem-estar. A evolução científica e tecnológica tornou o conhecimento e o tempo um importante diferencial competitivo para as organizações, instituições de ensino superior, centros de pesquisa, fundações de apoio, sociedade e governos, que reestruturam seu negócio e também seu ambiente operacional, que é compreendido em termos de atores, responsabilidades, dependências, estrutura social, entidades organizacionais, objetivos, tarefas e recursos. Neste contexto, para definir, articular e propor políticas públicas em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) é necessário 'conhecer' os dados, indicadores, informações e conhecimentos aprimorar a tomada de decisões na administração pública e fortalecer as estratégias e os objetivos de melhoria no Brasil. No contexto das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), tal meta é impossível de se alcançar sem um processo de informatização da gestão da fundação, sendo dessa forma uma das principais indutoras de ações estratégicas rumo à sociedade da informação, cabendo promover a universalização do acesso e a utilização crescente dos meios eletrônicos de informação para administrar eficiente e transparentemente todos os níveis.

O modelo atual de financiamento público para o desenvolvimento de CT&I no País é fortemente baseado nas agências de fomento nacional e estadual, em especial, das FAPs. Nesse contexto, nasceu, em Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect, o SigFap - Sistema de Informação e Gestão de Projetos para Fundação de Amparo à Pesquisa que objetiva especificar e implementar um sistema de informação na web capaz de auxiliar o planejamento, gestão, avaliação e acompanhamento de projetos científicos e de inovação nas diferentes modalidades de CT&I.


1) O que é o SigFap?
O Sistema de Informação e Gestão de Projetos das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (SigFap) tem como objetivo apoiar o planejamento, gestão, acompanhamento e avaliação de fomento de projetos de pesquisa, automatizando os processos administrativos da FAP por meio de uma plataforma de software, além de permitir o acompanhamento, em tempo real, pelos atores envolvidos. Permite a divulgação, submissão, avaliação e acompanhamento da execução de projetos de pesquisa, de extensão, apoio a eventos e bolsas de diferentes modalidades.

2) Como funciona?
O SigFap está organizado em duas áreas: Área restrita do pesquisador e Área administrativa (gestão da FAP), contemplando três grupos de usuários: Pesquisadores, Consultores Ad-hoc e Administradores. As funcionalidades a seguir são disponibilizadas pela ferramenta para cada grupo de usuário:

• Pesquisadores: são os coordenadores e membros de projetos e candidatos às bolsas. Podem submeter propostas de projetos, relatórios parciais e finais, acompanhar o julgamento das propostas, visualizar o histórico de suas atividades, preencher os formulários de prestação de contas on-line, verificar datas para prestação de contas do projeto e gerar relatórios.

• Consultores ad-hoc: são pesquisadores especializados responsáveis pelo julgamento do mérito de propostas. Recebem convites para avaliação de projetos, podem emitir pareceres e visualizar o histórico de avaliações efetuadas.

• Administradores: são os gestores e funcionários das FAPs. Podem avaliar a proposta, em função do mérito e do enquadramento com base no edital, acompanhar e visualizar todas as submissões, alterar o estado de cada proposta, gerar relatórios administrativos, enviar projetos e relatórios para serem avaliados pelos consultores ad-hoc e efetuar a gestão financeira e administrativa.

3) Qual é a importância ou necessidade desse sistema para as FAPs?
Atualmente, um dos desafios da administração pública é atender de maneira eficiente, rápida e satisfatória as demandas crescentes e diferenciadas advindas da sociedade. Os governos têm sido pressionados a apresentar maior eficiência na aplicação do recurso público, maior efetividade nos resultados esperados dos serviços e programas sociais, além de prestar informações e serviços à sociedade de forma transparente e democrática. Porém, tal meta é impossível de ser alcançada sem um processo de informatização das operações internas nos órgãos governamentais.

Neste contexto, o surgimento e a expansão da Internet a partir da década de 90 causaram um impacto significativo na maneira de realizar as tarefas nas mais diversas áreas e, no âmbito da administração pública, deu origem ao chamado Governo Eletrônico (e-Gov). Com as Fundações de Amparo a Pesquisa, nos diferentes estados brasileiros, não é diferente.

A utilização integrada das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) facilita o processo de tomada de decisão, controle, monitoramento e avaliação de políticas públicas, que são desafios do atual cenário mundial. Para auxiliar o diagnóstico, planejamento, gestão e avaliação das diferentes modalidades de apoio as FAPs é fundamental o desenvolvimento de sistemas de informação específicos, ou seja, uma solução organizacional e administrativa capaz de permitir soluções aos desafios e problemas criados no ambiente político-social.

Com esta motivação, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e o Laboratório de Engenharia de Software (Ledes) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) iniciaram, em 2003, o desenvolvimento de um Sistema de Informação atualmente intitulado Sistema de Informação de Gestão de Fundações de Amparo à Pesquisa (SigFap) para gerenciar os projetos de pesquisa e facilitar o trâmite desde a submissão da proposta até a fase de prestação de contas.

4) Em que contribui para os pesquisadores?
O pesquisador possui em mãos uma ferramenta completa para o envio de seu projeto totalmente online, é possível ter todos os históricos de projetos já submetidos, gerenciar bolsistas, prestar contas e pesquisadores avaliadores podem fazer suas avaliações totalmente online de qualquer lugar do mundo. Comunicação direta com a FAP por meio da ferramenta interna de correio.

5) Quais os resultados?
O SigFap ajuda a fundação a organizar o seu processo de submissão, avaliação e prestação de contas de forma bem definida. Todas fornecem feedbacks importantes para melhoria do software como um todo. A diminuição na utilização de papel e agilidade no processo de contratação de propostas é uma realidade em todas as FAPs que utilizam o sistema, além de diminuir a quantidade de erros que chegam ao setor de enquadramento.

 

BOLETIM INFORMATIVO

MS FAZ CIÊNCIA

Nº 011

VER ONLINE
+ Edições

BASE DE PROJETOS

desenho de uma lupa

REVISTA

CORUMBELLA

Nº 04

VER ONLINE
+ Edições

Seções

A Fundect

Programas

SIGFAP

Parceiros

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas CONFAP - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa CONSECTI - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação SECTEI - Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial