O governador Eduardo Riedel assinou nesta segunda-feira (15) a nomeação de Cristiano Carvalho como novo diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect). O novo gestor assume o cargo em janeiro de 2026, com mandato de três anos.
A nomeação marca a transição da presidência da Fundação, atualmente conduzida por Márcio de Araújo Pereira, que esteve à frente da Fundect por dois mandatos consecutivos, ao longo de seis anos. Para o atual presidente, o processo de escolha reforça a maturidade institucional do sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação.
“A nomeação da nova presidência da Fundect ocorre por meio de um processo de escolha do governador estado e com respaldo da comunidade científica, o mesmo respaldo que tive enquanto presidência selecionado para Fundect quando tornei o presidente. Nesse sentido o sistema Estadual de ciência tecnologia de Mato Grosso do Sul segue fortalecido para a condução de políticas para o avanço do nosso s ecossistemas científicos tecnológicos de inovação”, destaca Márcio.
A escolha de Cristiano Carvalho foi realizada após processo seletivo conduzido pelo Conselho Administrativo da Fundect, com edital público e candidatos habilitados, e recebeu o apoio do Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS). Reitores e representantes das universidades participaram da solenidade de nomeação, realizada na Governadoria.
Cristiano possui ampla experiência em gestão acadêmica e científica. Atuou por oito anos como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), período em que fortaleceu a articulação entre instituições de ensino e pesquisa no Estado e na região Centro-Oeste.
“Neste período tive uma articulação muito boa com todas as instituições, formando redes dentro do Estado e no Centro-Oeste, foi assim que surgiu o convite para assumir esta importante função, tendo apoio da Semadesc, Segov e do Conselho dos Reitores”, descreveu.
O novo diretor-presidente afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela Fundação.
“Que possamos alavancar ainda mais as atividades e projetos desenvolvidos no Estado, apoiando sempre o que a ciência e tecnologia pode produzir para os próximos anos. Tenho que agradecer pela confiança e a minha expectativa é a melhor possível.”
A presidente do CRIE-MS e reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Camila Ítavo, ressaltou a competência técnica e a experiência do novo dirigente.
“Ele tem a confiança do governador e das seis universidades. Temos que destacar a sua competência técnica, experiência como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação, além de um olhar coletivo sobre o trabalho da Fundect e as demais instituições em prol do desenvolvimento do Estado, baseado em ciência e tecnologia e inovação. Desejamos muito sucesso”, parabenizou Camila.
Vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), a Fundect tem como finalidade apoiar financeiramente e incentivar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação relevantes para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, destacou o perfil técnico do novo presidente.
“O Cristiano passou por processo de seleção que passa pelo Conselho Administrativo da Fundect. Com edital aberto, três candidatos foram habilitados e o governador escolheu seu nome, que foi respaldado pelo CRIE-MS. Ele tem uma formação acadêmica bastante sólida, experiência comprovada, capacidade de articulação e conhecimento, com olhar para ciência e tecnologia no sentido de contribuição ao desenvolvimento do Estado”, afirmou Verruck.
Currículo
Cristiano Carvalho é médico veterinário, doutor em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atua como pesquisador na área da saúde há mais de 25 anos e possui ampla experiência em gestão acadêmica e científica, com atuação na coordenação de programas de pós-graduação, pesquisa e redes interinstitucionais. Até a nomeação, era Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB e líder de grupo de pesquisa em biotecnologia aplicada à saúde.
*Com informações da Comunicação do Governo de MS. Fotos: Bruno Rezende.