Bolsas INCT-Bioinspir 2022

CHAMADA ESPECIAL FUNDECT N° 05/2022
Concessão de Bolsas Fundect ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioinspiração – INCT-Bioinspir 

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) torna pública a presente Chamada, visando conceder Bolsas da Fundect para qualificação de recursos humanos nas modalidades de mestrado, doutorado e pós-doutorado, no âmbito do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioinspiração – INCT-Bioinspir, vinculado ao Acordo de Cooperação firmado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundect, SEI n. 01300.002675/2017-28.

CONSIDERANDO:

  • que o CNPq e a Fundect firmaram um Acordo de Cooperação, em 24 de novembro de 2017, para propiciar a atuação conjunta no financiamento, consolidação e acompanhamento dos projetos de pesquisa sediados no Estado do Mato Grosso do Sul, no âmbito do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCT, reeditado pela Portaria MCTI nº 577 de 4/6/2014 e regulamentado pela Chamada INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014, que tem por objetivo promover a consolidação dos INCTs que ocupam posição estratégica no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e a formação de novas redes de cooperação científica interinstitucional de caráter nacional e internacional.
  • que o projeto Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioinspiração – INCT-Bioinspir – Moléculas Bioinspiradas aplicadas ao incremento e qualidade da produção de proteína animal, vinculado ao Programa Especial de Apoio a Projetos de Pesquisa desenvolvido no Instituto, coordenado pela Universidade Católica Dom Bosco, foi selecionado junto à Chamada INCT – MCTI/CNPQ/CAPES/FAPES n. 16/2014 e contemplado no Acordo de Cooperação supracitado; e a contratação foi formalizada através do Termo de Outorga FUNDECT n. 022/2018.
  • que as principais atuações do INCT-Bioinspir são nas áreas de Bioeconomia e Biotecnologia, constantes das áreas prioritárias para o fomento à pesquisa no âmbito da FUNDECT, de acordo com a Resolução SEMAGRO/MS N. 743, de 28/05/2021.
  • os ofícios COAPI/CGNAC/DCOI/CNPq nºs 14.851/2021 e 22.967/2021, que acenam para a possibilidade de novo aporte de recursos pelo CNPq, estimado em cerca de 30% do valor original já alocado ao INCT-Bioinspir, a partir de 2022, assim como a renovação do convênio por mais 24 meses de todos os INCTs apoiados pelo CNPq.
  • que a missão principal do INCT-Bioinspir é a busca de produtos bioinspirados no bioma Pantanal para incremento e qualidade da produção de proteína animal, sendo responsável por colocar Mato Grosso do Sul na posição de pioneiro em pesquisa voltada à Biotecnologia agropecuária, ou seja, o INCT-Bioinspir apresenta a proposta de geração de produtos, sendo estes planejados e desenhados juntamente com o setor produtivo, através do desenvolvimento de pesquisa para o tratamento e controle de doenças infecciosas que impactam em cadeias produtivas de origem animal. Além da geração de produtos, os objetivos do projeto contemplam o fortalecimento dos inúmeros cursos de pós-graduação, bem como uma direta relação entre universidades e empresas, fortalecendo claramente a formação de profissionais qualificados na região Centro-Oeste, podendo ser considerado um dos programas mais importantes para a ciência brasileira, por estar pautado nos pilares que incluem formação de redes de pesquisa; consolidação de parcerias institucionais; abordagem multidisciplinar em temas estratégicos para o país; formação e capacitação de recursos humanos altamente qualificados e investimentos a longo prazo, inclusive com articulações científicas já consolidadas  com grupos de países como: Estados Unidos, Canadá, México, Colômbia, Cuba, França, Itália, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Israel, China, Índia, Cingapura, Camarões, Gana, Austrália, Irã, Portugal, Espanha e Suécia.
  • a necessidade de se ampliar ainda mais a cooperação singular para o desenvolvimento científico de Mato Grosso do Sul, buscando aumentar a produtividade de uma importante cadeia com base em Ciência, Tecnologia e Inovação, pautada na Bioeconomia e na Biotecnologia, contribuindo para a atratividade de novos pesquisadores para o Estado.

Esta Chamada tem como objetivo conceder bolsas nas modalidades de mestrado, doutorado e pós-doutorado, no âmbito dos PPGs vinculados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioinspiração – Bioinspir e sediados no Estado de Mato Grosso do Sul.

O coordenador responsável pelo INCT-Bioinspir, e somente este, poderá cadastrar proposta nesta Chamada e indicar bolsistas selecionados, de acordo com os respectivas modalidades e números de cotas aqui descritas:

Modalidade Número de bolsas Início da vigência
Mestrado 03 (três) abril/2022
Doutorado 01 (uma) abril/2022
Doutorado 02 (duas) agosto/2022
Pós-Doutorado 06 (seis) abril/2022

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.