Ciência: MS participa de acordo para intercâmbio de alunos de doutorado em instituições alemãs
O diretor presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), Prof. Márcio de Araújo Pereira, participa entre os dias 21 e 23 de agosto em São Paulo, do Fórum Nacional da Fundações Estaduais de Pesquisa, o Confap.
O evento reúne representantes de todas as Fundações de Pesquisa do país, além de instituições internacionais parceiras do fomento científico no Brasil.
Na tarde desta quinta-feira (22), a Fundect assinou uma importante parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) – maior organização mundial de financiamento de mobilidade científica, parceira de mais de 100 países.
Pelo acordo, bolsistas de doutorado da Fundect, poderão inscrever-se em um edital a ser lançado em outubro deste ano, que garantirá intercâmbio de 2 a 6 meses em instituições de pesquisa alemãs. O acordo assegura ao doutorando a manutenção da bolsa, além de um aditivo para suas despesas enquanto estiver fora. Passagens e hospedagem também serão assegurados.
“A Fundect tem entre suas prioridades a internacionalização cientifica e tecnológica, objetivando maior intercâmbio entre as instituições de ensino, ciência e tecnologia do Estado de MS com centros de referência científica de outros países. Desta forma, ao assinar o acordo de cooperação em conjunto com o CONFAP e DAAD, o Estado de Mato Grosso do Sul possibilita que estudantes bolsistas da FUNDECT realizem estágios em universidades da Alemanha, país com um dos mais avançados sistemas acadêmicos do mundo”, afirmou o diretor presidente.
Maiores informações sobre este edital serão divulgadas pelo Confap (www.confap.org.br) em breve.
Texto: Diogo Rondon
Fotos: Divulgação
Publicado por: Jackline Fermau