O que você acha de falar sobre ciência em uma cervejaria? Esta é a proposta do Pint of Science Brasil 2024 que terá a participação da comunidade acadêmica de Campo Grande entre 13 a 15 de maio. Com a cooperação da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul), os bares Capivas e Koch Bier, a partir das 19h, serão palcos de debates importantes envolvendo pesquisas regionais. A programação pode ser conferida aqui.
O Pint of Science Brasil é um evento anual que ocorre em todas as regiões do país. Seu principal objetivo é aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível, buscando estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público.
Entre os palestrantes desta edição estão pesquisadores da Embrapa Gado de Corte, Fiocruz MS, UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
A Coordenadora do Festival em Campo Grande desde a primeira edição local, em 2018, e professora do Instituto de Biociências da UFMS, Ana Paula Costa Marques, reforça a oportunidade para os pesquisadores compartilharem suas descobertas. “Um dos aspectos mais importantes da participação no Pint of Science é a capacidade de comunicar conceitos complexos de forma acessível e envolvente a um público diversificado e interessado. Além disso, a interação direta entre os pesquisadores e o público permite que surjam discussões estimulantes e esclarecedoras”, explica.
Da Inglaterra para o mundo – Sob o lema “Um brinde à Ciência”, o Pint of Science foi criado em 2012 na Inglaterra (Reino Unido) sob o lema “Um brinde à Ciência”. Com adesões a cada ano, o Festival chega a 2024 com realização simultânea em mais de 25 países. No Brasil, a primeira edição foi em 2015 e, neste ano, o país terá o maior número de cidades participantes de todo o Festival, com 179 municípios de todas as regiões do país.
*Com informações da UFMS e Pint of Science Festival Brasil.
Texto: Larissa Adami
Fotos: Equipe de Mídia Pint of Science Campo Grande