Oferecer um treinamento básico em comunicação a pesquisadores e educadores é o objetivo do curso gratuito “Comunica Cientista”, realizado com apoio da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul). A ação aborda de forma prática ferramentas e estratégias atuais de comunicação em redes sociais e conta com palestrantes especialistas nas áreas de Comunicação, Marketing, Artes Cênicas e Produção Audiovisual.
O treinamento será realizado em duas edições presenciais. A primeira será em Dourados, no dia 22 de junho no auditório da UEMS (Bloco A). A segunda edição, no dia 29 de junho, será realizada no Museu da Imagem e do Som, localizado na Fundação de Cultura, em Campo Grande. Nos dois dias o treinamento ocorrerá das 13h às 17h.
As inscrições já podem ser feitas no link https://midiaciencia.com/comunica. A participação é gratuita e as vagas para ambas as edições presenciais são limitadas. Haverá emissão de certificado.
“Até pra nós que trabalhamos na área é difícil nos manter atualizados sobre as novas tecnologias da comunicação, imagina para quem não foi minimamente preparado para isso?”, questiona o coordenador do treinamento, André Mazini.
“Foi olhando pra essa realidade que decidimos montar um treinamento que pudesse ajudar esses profissionais a divulgarem melhor suas pesquisas, e a assumirem seu papel social como divulgadores científicos, num contexto em que tantas teorias negacionistas têm ganhado voz nas redes”, explica Mazini que é jornalista de ciência, possui mestrados em Comunicação e Antropologia, e doutorado em História.
O curso contará também com a participação do publicitário, e professor universitário na área, Edgar da Silva, que conta com longa trajetória de atuação em agências de publicidade e coordenação de estratégias de comunicação em redes sociais. Ele abordará questões mais diretamente ligadas ao funcionamento das redes, estratégias de impulsionamento, uso aplicado de inteligência artificial, indicações de ferramentas para criação de conteúdos, entre outros.
Para falar sobre como se sair bem no vídeo, cuidar da iluminação e captação de som gastando pouco, e técnicas cênicas que podem melhorar a comunicação entre educadores e seus seus públicos, o curso contará com a participação do comunicador e ator profissional, Bruno Moser. Com mais de 15 anos de experiência atuando e participando de treinamentos de comunicação em empresas, um dos últimos trabalhos realizados por Moser, foi uma participação na novela Pantanal.
Inscrições
As inscrições para o treinamento já podem ser realizadas gratuitamente através do site https://midiaciencia.com/comunica. Haverá certificado aos participantes emitido a partir da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMS e do Projeto MS +Ciência.
Texto: Assessoria de comunicação UEMS
Fotos: Arquivo MS +Ciência