Estudantes apoiados pela Fundect apresentam trabalhos na maior feira do MS

  • Publicado em 21 out 2024 • por Assessoria de Comunicação •

  • A Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul(FETEC-MS), considerado o maior evento científico do Estado, está sendo realizada até a próxima quarta-feira, 23, em Campo Grande, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Serão apresentados 346 projetos finalistas, reunindo mais de mil estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

    Em 2024, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect) vai levar 617 bolsistas, sendo 445 do interior e 172 da capital, para participar do evento, de escolas públicas e do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). No total, 195 projetos apoiados pela Fundect estarão em exposição, sendo 138 do interior e 57 de Campo Grande.

    Todas as despesas de transporte e alimentação dos estudantes da rede estadual estão sendo custeadas pela Fundação. No caso dos estudantes do IFMS, o transporte está sendo realizado pela instituição e a alimentação subsidiada pela Fundect.

    FETEC-MS – Com o objetivo de promover a iniciação científica e tecnológica, a FETEC-MS é realizada desde 2011, tendo se consolidado como um espaço importante para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes. A participação dos jovens pesquisadores na feira oferece oportunidade de expor seus projetos e conectar-se com o ambiente acadêmico, estimulando o interesse pela ciência e pela inovação, aspectos essenciais para o futuro do Estado.

    Documentário – Durante o evento, será exibido no dia 24 de outubro o documentário “Mulheres na Ciência”, que visa fomentar a discussão sobre a inclusão feminina no cenário científico. O filme é patrocinado pela Fundect e tem o objetivo de valorizar o trabalho e mostrar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres pesquisadores do Estado. A exibição será às 16 horas no auditório do curso de Arquitetura.

    Segundo Márcio Pereira, diretor-presidente da Fundect, a FETEC-MS é uma oportunidade importante para que os estudantes aprendam como funcionam os eventos científicos. “Para além da experiência que os estudantes adquirem, a participação deles é um fomento para o futuro. Estamos plantando hoje as sementes das ideias inovadoras que poderão ser determinantes para um futuro melhor para nosso Estado e para a humanidade “, afirma Pereira.

    Texto: Paulo Ricardo Gomes e Maristela Cantadori, com informações do site da FETEC-MS
    Foto: Adriano Boeno

    Categorias :

    noticias

    Veja Também