Com o tema “Desafios da Amazônia“ o fórum reúne em Santarém (PA) entre os dias 27 e 30 de setembro, presidentes e representantes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), Secretários Estaduais de CT&I, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de entidades e agências federais e internacionais de fomento à CT&I, para promover o debate de temas prioritários da política científica e tecnológica nacional e sobre os desafios da região Amazônica.
Representando o Estado, o diretor-presidente da Fundect e vice-presidente do Confap, Márcio de Araújo Pereira, e o diretor-científico, Nalvo Franco de Almeida Jr, participam do encontro e alinham estratégias junto às outras instituições.
“Essas reuniões são importantes porque ajudam a definir novos rumos, na participação de ações decisivas e elaboração de editais importantes por meio dos investimentos e parceria entre Governo Federal e Governos Estaduais. A produção das propostas pautadas aqui vai ser levada à Mato Grosso do Sul, refletindo diretamente na nossa estrutura de CT&I e fazendo a diferença na construção de um Estado e País que merecemos”, destaca Márcio.
Na quarta-feira (27) foi realizada a reunião entre os diretores científicos das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) do Brasil, com participação do diretor científico da Fundect, Nalvo Franco de Almeida Jr. As principais lideranças de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) debateram pautas internas e ações para melhorar a operação das Fundações.
“A reunião dos diretores científicos é importante para que possamos promover a cooperação, coordenar esforços conjuntos, além é claro de compartilhar conhecimentos e dúvidas. Essa colaboração envolve, por exemplo, ideias para a formulação de novas políticas científicas, otimização de recursos e definição de prioridades”, explica Nalvo.
Estão presentes no Fórum Nacional do Consecti e Confap instituições da área científica como a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Mais informações sobre o evento podem ser conferidas aqui.
Texto: Larissa Adami
Foto: Myckael Portugal/ Divulgação Fapespa
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Confap.