A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), vinculada à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), realizou nesta quarta-feira (7), na Sala de Situação, mais uma reunião interna sobre o Contrato de Gestão 2024 da Fundação.
Os contratos de gestão são documentos institucionais produzidos anualmente que estabelecem a parceria entre o Governo e as autarquias do Estado, a fim de firmarem compromissos prioritários para cada ano e, assim, alcançarem metas estratégicas governamentais e o consequente atingimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU.
Entre os participantes do encontro estavam o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, o diretor-científico, Nalvo Franco, o diretor-administrativo, Jaime Pimentel, a Gerente de Projeto pelo contrato, Cláudia Maria Sonaglio, a Ponto Focal da Fundect, Beatriz Hoffmann e os trainees da Vetor Brasil, Diego Lopes Dutra e Giulia Giusti.
“O ano de 2023 foi decisivo para impulsionar a ciência, tecnologia e inovação em Mato Grosso do Sul. Cumprimos um total de 97% dos projetos previstos no Contrato de Gestão para o período. Nossa meta é continuar trabalhando com dedicação e empenho para contribuir com a comunidade sul-mato-grossense”, destaca Márcio.
Plano de Gestão Anual 2024
Na ocasião também foi discutido o Plano de Gestão Anual (PGA) 2024 da Fundect, que contextualiza estratégias de organização, baseadas em objetivos, resultados-chave, responsáveis pela execução das metas e indicadores, que deverão ser monitorados durante o período de vigência do plano para mobilização adequada de recursos e tomada de decisões.
O Plano define que os objetivos da Fundect devem estar alinhados às cinco missões estratégicas estabelecidas no Planejamento Estratégico (PE) 2024-2026, documento estruturado pelos trainees da Vetor Brasil: Diego Lopes Dutra, Gabriela Carolina Mauruto de Oliveira, Giovani de Souza Medeiros e Giulia Giusti, que procuraram desenvolver o PE e o PGA de forma simples e acessível por meio de métodos inovadores no contexto da gestão pública na área de Ciência, Tecnologia e Inovação.
“Estamos em um ano com grandes perspectivas para o crescimento da atuação da Fundect na Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, com o lançamento de novos editais temáticos e melhorias nos seus processos internos. Entendemos que a formalização dos objetivos e diretrizes no PGA e do PE permitirá não só que a Fundação trace planos de ação mais assertivos em busca desse crescimento, como também que seus colaboradores enxerguem a importância dos seus papeis nas conquistas da organização”, informa Diego.
O Contrato de Gestão e o Plano de Gestão Anual da Fundect para 2024 serão apresentados aos servidores da Fundação nesta quinta-feira (8).
Texto e imagem: Larissa Adami