Game show ensina ciência para estudantes da Rede Estadual

Categoria: noticias | Publicado: quarta-feira, outubro 18, 2023 as 09:55 | Voltar

O que você acha de aprender ciência brincando? Esta é a proposta do Game Show Mídia Ciência que será apresentado para estudantes da Rede Estadual de Ensino durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada entre 17 e 23 de outubro. 

A ação faz parte do projeto MS +Ciência realizado pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), juntamente com a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). 

Pensado para alunos do ensino médio, o Game Show Mídia Ciência lembra um programa de auditório, mas é uma atividade de divulgação científica, falando sobre pesquisas e pesquisadores. 

 Além da divulgação, Bruno Moser, um dos coordenadores do projeto MS +Ciência, que organizou o Game Show, explica que também é realizado um debate sobre o futuro dos participantes. 

“Estimulamos uma conversa sobre opções de graduação para os alunos, incluindo temas como acesso aos exames de admissão, bolsas, auxílios, cotas e dados econômicos. Tudo para ampliar os horizontes dos adolescentes que desejam ingressar em uma universidade ou que não estejam completamente informados das vantagens e direitos da graduação no país”, explica Bruno.

Segundo Bruno, a atividade começa com a turma sendo dividida em 2 equipes que competirão entre si, através de jogos dinâmicos que incluem conhecimento geral, coordenação motora, visual e espacial. 

O Game Show tem 40 minutos de duração e também participam da atividade o produtor cultural Lucas Verão e o jornalista e professor André Mazini, coordenador geral do projeto MS +Ciência.

“Falar sobre ciência e educação superior com esse público de jovens e adolescentes tem sido um dos principais objetivos do nosso projeto. Essas pessoas estão justamente naquele momento decisivo de escolher se vão fazer faculdade e em que área vão seguir. Muitos ainda alimentam um receio de que seja muito difícil conseguir vaga em universidade pública, mas a realidade tem mostrado que nem sempre as vagas nessas universidades são preenchidas, por isso a importância de estimular que esses jovens se preparem, conquistem seu espaço na educação superior e tenham mais possibilidades de melhorar sua qualidade de vida”, explica Mazini.

*MS +Ciência* - Realizado pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) juntamente com a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) o projeto MS +Ciência propõe soluções criativas para fazer com que as pessoas tenham mais acesso ao conhecimento científico. O objetivo é mostrar que a ciência não acontece só dentro das universidades, mas faz parte de todas as etapas da vida. Dentre as atividades realizadas pelo projeto, além do Game Show, estão podcasts, apresentações teatrais, cursos para ajudar pesquisadores a divulgar melhor seus trabalhos, além de outros materiais de divulgação. 

Serviço - As apresentações do Game Show ocorrerão a partir desta quarta-feira, 18, sempre às 13h30, em três escolas estaduais: 

Quarta-feira (18) - Escola Estadual Maria Eliza Bocayuva Corrêa da Costa, na rua Comandante Cyro Araujo França, 412, Vila Margarida;

Quinta-feira (19) - Escola Estadual Prof. Clarinda Mendes de Aquino, na avenida Murilo Rolim Júnior, 200, Jardim Petrópolis; 

Sexta-feira (20) - Escola Estadual Vespasiano Martins, na rua 13 de maio, 1516. 


Texto: Paulo Ricardo Gomes
Fotos: Projeto MS +Ciência

Publicado por: Larissa Adami da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.