Para fomentar novos conhecimentos no setor agropecuário, dois pesquisadores de Mato Grosso do Sul foram contemplados com bolsas de estudos oferecidas pelo Governo do Estado, por meio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), para intercâmbio com a Nuffield, uma organização internacional que fomenta o estudo em diversos países.
“Nós estamos assinando com a organização Nuffield um memorando de entendimento onde a Fundação de Ciência e Tecnologia passa a patrocinar e apoiar a internacionalização do Estado através de pesquisa e desenvolvimento mundo afora. É o Mato Grosso do Sul se internacionalizando através de boas parcerias”, disse o governador Eduardo Riedel.
“O Programa Nuffield Global Agri-Research Program é um programa de networking internacional alinhado a conceitos vanguardistas de desenvolvimento sustentável, focado na capacitação de líderes e na excelência do agronegócio, propondo a troca construtiva de ideias entre os participantes. Essa parceria tem como objetivo promover cooperação e pesquisa no agronegócio, buscando desafiar paradigmas do pensamento convencional e procurando soluções inovadoras para problemas antigos e emergentes para a sustentabilidade do setor” destaca Márcio de Araújo Pereira, diretor-presidente da Fundect.
Os pesquisadores que vão receber o benefício, relativo a bolsa de estudos de dois anos para conhecer aspectos relacionados à temática da pesquisa deles em outros países, atuam na Famasul e também na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).
“Eu acredito que o Nuffield seja um programa, não só uma oportunidade de ver e colher aprendizados lá fora, mas como também colocar um pouco o Mato Grosso do Sul no mapa do mundo. O tópico específico é sobre fortalecimento de associações”, disse Lucas Ingold, pesquisador da Famasul.
Parceria
Em março deste ano, com o objetivo de compartilhar experiências e multiplicar conhecimentos, Mato Grosso do Sul foi palco da CSC (Conferência dos Novos Scholars), realizada pela Nuffield Internacional. O encontro sediado pelo Estado marcou o início do programa Nuffield de pesquisa no agronegócio pelo mundo 2024 e reuniu 120 produtores rurais, empresários, pesquisadores entre outras pessoas com destaque no setor agrícola mundial de 15 países, de todos os seis continentes. Participaram scholars do Chile, Japão, Argentina, Estados Unidos, Brasil, Austrália, Nova Zelândia, Holanda, Canadá, Reino Unido, Alemanha, entre outros.
O grupo passou pelos municípios de Campo Grande, Sidrolândia, Nioaque e Bonito, onde tiveram a oportunidade de visitar assentamentos, comunidades indígenas, empresas, instituições e projetos. Na ocasião, o Estado conseguiu mostrar aos participantes seu desempenho econômico e sustentável e a vocação para as atividades do setor que alimenta o mundo.
Foi a segunda vez que o Brasil recebeu o evento, uma demonstração do crescente reconhecimento e importância do agronegócio na região e a relevância da Nuffield Brasil para o cenário agrícola global. A CSC é realizada anualmente, em diferentes países. No ano passado foi realizado no Canadá, e em 2025 será na Nova Zelândia. O Brasil sediou anteriormente no ano de 2017, em Brasília.
Para a associação internacional Nuffield, a agricultura é a base de um futuro sustentável e programas como este de intercâmbio ajudam indivíduos a ganhar confiança, conhecimento e redes para capacitá-los a aprimorar suas habilidades de liderança. A experiência permite aos scholars conhecerem o que é feito de mais atual e inovador nas melhores empresas e propriedades rurais do mundo.
Texto: Maristela Cantadori, com Comunicação Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende