O cargo de diretor-científico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect) será ocupado durante os próximos anos pelo matemático e doutor em ciência da computação, Nalvo Franco de Almeida Junior.
Nalvo faz parte do quadro de servidores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tendo atuado como diretor da Faculdade de Computação da UFMS de 2009 a 2016 e pró-reitor de pesquisa e pós-graduação de 2017 a 2020. Além disso, tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação e Biologia Computacional, atuando principalmente em comparação e análise de genomas.
Sobre o desafio de estar a frente da diretoria científica da Fundect, Nalvo ressalta a importância dos editais e recursos tão importantes para o trabalho dos pesquisadores, principalmente neste momento onde a ciência se faz tão presente e necessária no dia a dia das pessoas.
"O Governo de Mato Grosso do Sul, atento à necessidade de valorização e fomento à ciência, tem demonstrado um compromisso muito forte com a inovação, a ciência e a tecnologia, porque sabe que isso é essencial para a consolidação de um estado mais competitivo. Não é à toa que esse tripé representa um dos princípios norteadores descritos no mapa estratégico de nosso Estado. Nosso desafio será o de transformar programas e projetos de pesquisa e inovação tecnológica em resultados para a nossa sociedade, fazendo com que nosso estado seja referência nacional de inovação em sua matriz produtiva. Para isso acontecer, é essencial o incentivo ao empreendedorismo e à inovação tecnológica e científica em diversos níveis; por meio do fomento à formação de capital humano qualificado, e principalmente por meio da integração dos atores públicos e privados envolvidos com o ecossistema de inovação”, avalia o novo diretor-científico da Fundect.
Publicado por: Jackline Fermau