A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), órgão vinculado à Semagro, assinou na noite desta quinta-feira (24), durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Programa Tecnova 2.
A solenidade realizada no Armazém Cultural em Campo Grande, contou com a presença de empresários, empreendedores, estudantes, além do titular da Semagro – Secretário de Estado Jaime Verruck; do Diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, e do Gerente de Inovação da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação) Marcelo Camargo.
O Tecnova 2 visa a concessão de até 2 milhões de reais, em subvenção econômica, para empresas sediadas em MS, com no mínimo 6 meses de funcionamento. Cada empresa poderá receber de 100 a 200 mil reais e terá o prazo de 24 meses para executar o projeto.
Segundo o diretor-presidente da Fundect, o Tecnova 2 tem como principal objetivo promover o desenvolvimento econômico, social e tecnológico de MS, estimulando as empresas do Estado a propor projetos para produtos ou serviços inovadores em suas empresas, aumentando a competitividade.
“Em 2016 Mato Grosso do Sul lançou o Tecnova 1, mais de 1.4 milhões de reais para estimular o desenvolvimento tecnológico nas empresas de MS. Agora voltamos com a segunda edição do Programa, com um valor de 2 milhões de reais. O edital será publicado no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul e site da Fundect nos próximos dias”, afirmou Márcio.
Representando o Governador de Mato Grosso do Sul (Reinaldo Azambuja), o Secretário de Estado Jaime Verruck falou da importância das ações de empreendedorismo e inovação financiadas pelo Governo do Estado.
“Recentemente finalizamos a primeira etapa do Programa Centelha, um projeto nacional de apoio a ideias inovadoras que em Mato Grosso do Sul resultou na submissão de 564 projetos. Agora nosso Estado é o segundo do país a assinar o edital do Tecnova 2, neste caso para aqueles empresários que já tem uma empresa constituída e um produto tecnológico e inovador a ser aperfeiçoado”, disse o secretário.
O Gerente de Inovação da Finep, Marcelo Camargo, enfatizou a importância do trabalho que a Fundect vem desenvolvendo em Mato Grosso do Sul em ações de fomento ao empreendedorismo e inovação.
“Mato Grosso do Sul foi um dos Estados com maior participação no Centelha, e foi graças a esse resultado, alinhado às ações da equipe da Fundect, que hoje nós da Finep estamos aqui imensamente felizes em participar do lançamento do Tecnova 2. Mato Grosso do Sul é um Estado promissor e vem provando cada vez mais sua vocação para a inovação”, finaliza Marcelo.
Publicado por: Jackline Fermau