Representando o projeto MS +Ciência, iniciativa da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), o jornalista e pesquisador André Mazini apresentou as ações desenvolvidas pelo projeto durante o IV Congresso de Internacionalização da Educação Superior (CIES 2024), realizado de 25 a 27 de setembro na Universidade Nacional de Assunção (UNA), em San Lorenzo, Paraguai.
Entre as principais ações apresentadas, que motivou o convite ao pesquisador para o evento, está a ação Comunica Cientista, que oferece a pesquisadores de MS, com apoio da Fundect, qualificação inicial sobre comunicação em redes sociais.
Realizado desde 2023, esta ação já alcançou mais de 500 pesquisadores sul-mato-grossenses. Mazini explica ainda que o MS +Ciência busca ampliar o alcance da produção científica regional, promovendo a integração entre ciência e sociedade.
“Estamos com o objetivo de popularizar a ciência, de fazer com que o conhecimento científico seja comunicado de forma mais fácil e acessível à população. Por isso a necessidade de qualificar os pesquisadores e pesquisadoras, para que saibam como se comunicarem”, completa.
CIES 2024 – O evento reuniu especialistas de diversos países da América Latina e do mundo para debater temas relacionados à internacionalização acadêmica, mobilidade estudantil e colaboração científica. No total, foram apresentados mais de 120 trabalhos, além da realização de mesas redondas e trocas de experiências entre os pesquisadores presentes.
Texto: Paulo Ricardo Gomes