A Residência Profissional se caracteriza pela inserção dos profissionais das áreas de Ciências Agrárias e afins no ambiente real de trabalho, por meio de treinamento prático, orientado e supervisionado, propiciando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao exercício profissional, além de aproximar e fortalecer a relação do universo acadêmico com a realidade da agricultura sul-mato-grossense, contribuindo para a formação de profissionais capazes de dar respostas às demandas colocadas pelos diferentes segmentos do setor produtivo agropecuário.
Este programa de Residência Profissional propiciará às propriedades rurais e às comunidades de Agricultura Familiar, de Povos Originários e de Comunidades Tradicionais de Mato Grosso do Sul a oportunidade de poder contar com serviços especializados, executados por mão-de-obra altamente qualificada, supervisionada por unidades próximas às comunidades, capazes de responder às demandas apresentadas pelos diversos segmentos das cadeias produtivas do agronegócio, melhorando assim a qualidade dos serviços e produtos, com redução de custos e maximização de lucros às comunidade, aos produtores, empresas do agronegócio e agroindústria.
A Fundect tem um papel fundamental na formação de recursos humanos e no fortalecimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em Mato Grosso do Sul. E sua atuação é particularmente significativa quando desenvolvida em parceria com a Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (SEAF), uma vez que proporciona oportunidades nos seguintes aspectos de interesse da Agricultura Familiar: fomento à pesquisa e desenvolvimento; capacitação e formação de recursos humanos; transferência de tecnologia; desenvolvimento de políticas públicas; incentivo ao empreendedorismo e inovação; e sustentabilidade.
Assim, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC), por meio da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais (SEAF) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), torna pública a presente Chamada e convida pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino Superior (IES) sediadas no Estado de Mato Grosso do Sul, que possuem Programa de Residência Profissional internamente oficializado, a apresentar propostas nos termos abaixo estabelecidos, em conformidade com a Lei Federal n. 10.973/2004, c/c Decreto Estadual n. 15.116/2018, Resolução SEMAGRO/MS n. 743/2021 e demais disposições inseridas nesta Chamada.
Esta chamada atende ao Programa Estadual de CT&I, Programa Finalístico do PPA do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul 2024-2027, que tem por objetivo apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico e fomentar a formação de recursos humanos para o Estado.
O objetivo principal desta Chamada é apoiar a qualificação técnica de recém-formados dos cursos de graduação ligados às ciências agrárias ou áreas afins quando aplicadas ao objeto do edital por meio de treinamento prático, supervisionado, orientado e certificado por Instituições de Ensino Superior do Estado de Mato Grosso do Sul e realizado nas unidades da AGRAER e/ou pólos da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais (SEAF) espalhados por todo o Estado.
As propostas deverão estar inseridas em um dos temas abaixo relacionados, descrevendo em qual polo de atuação será desenvolvido o projeto, buscando a temática do desenvolvimento tecnológico, financeiro, social e humano da Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA) em um das seguintes subáreas de interesse: a) Carbono Neutro; b) Agrofloresta; c) Horticultura; d) Pecuária de Leite; e) Apicultura; f) Agricultura urbana e periurbana; g) Comercialização; h) Agroindústria; e i) Cooperativismo e Associativismo.
04/10/2024 – Chamada Fundect/SEMADESC/SEAF 22/2024 (DOE-MS 11.636) – Submissões aceitas até 25/10/2024