Nesta segunda-feira (05), o CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) divulgou o resultado preliminar dos finalistas indicados à 3ª edição do Prêmio Nacional CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação – Johanna Döbereiner.
Entre eles estão Maria Lígia Rodrigues Macedo e Wesley Nunes Gonçalves, vencedores do Prêmio Fundect Pesquisador Sul-Mato-Grossense 2023 e indicados pela Fundação.
A edição de 2023 do Prêmio Fundect Pesquisador Sul-Mato-Grossense foi realizada em dezembro do ano passado com o objetivo de reconhecer o trabalho de pesquisadores e pesquisadoras que contribuem com a comunidade do Estado mediante pesquisas científicas, tecnológicas e inovadoras. Além do prêmio, os pesquisadores receberam a indicação ao Prêmio Nacional CONFAP de CT&I.
Maria Lígia Rodrigues Macedo foi ganhadora em Inovação para o Setor Público, e Wesley Nunes Gonçalves, em Inovação para o Setor Empresarial, ambos pesquisadores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
O intuito da premiação nacional do CONFAP também é de destacar os estudos que tenham cooperado para a produção de conhecimento e beneficiado direta ou indiretamente o desenvolvimento e o bem-estar das populações brasileiras.
O CONFAP é uma organização sem fins lucrativos que reúne todas as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) do país. A premiação deste ano será promovida pelo Conselho com patrocínio e apoio da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
*Com informações da Assessoria de Comunicação do CONFAP
Texto: Larissa Adami e Maristela Cantadori
Imagens: Leandro Benites