O Programa TECNOVA III tem por objetivo apoiar, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não-reembolsáveis), o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores de empresas brasileiras para o incremento dos setores econômicos considerados estratégicos nas políticas públicas federais e aderentes à política pública de inovação de cada unidade da federação.
O objetivo do Programa TECNOVA III MS é criar condições favoráveis e apoiar as atividades de inovação que envolvam significativo risco tecnológico, aumentando a competitividade das empresas do estado de Mato Grosso do Sul, de sua economia e do país, na forma de aporte de recursos de subvenção econômica e suporte, inclusive com a aplicação de metodologias para a aceleração e internacionalização, para o crescimento rápido de empresas com faturamento anual de até R$ 16 milhões e que desenvolvam produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores (novos ou significativamente aprimorados, pelo menos para o mercado nacional). O Programa TECNOVA III MS apoiará até 30 (trinta) empresas.
Em sua terceira edição, o TECNOVA possui dotação de recursos específicos para aceleração das empresas beneficiárias do Programa TECNOVA III MS, o que será feito por meio da contratação dos serviços de aceleradoras de empresas. As aceleradoras deverão prestar serviços à startups sul-mato-grossenses que serão selecionadas e contratadas.
Por aceleradoras de empresas, entendem-se organizações que agilizam o crescimento de startups, fazendo com que elas ganhem tração suficiente para acessar o mercado mais rapidamente do que fariam sem o apoio das aceleradoras.
Em sua terceira edição, o TECNOVA também possui dotação de recursos específicos para internacionalização das empresas beneficiárias, o que será feito por meio da contratação, pelas próprias empresas beneficiárias do Programa, de serviços de agências/instituições/escritórios que serão credenciados por meio da chamada cujo link segue abaixo.
Por agências/instituições/escritórios que promovam programas de internacionalização, entendem-se organizações públicas ou privadas que realizam ações focadas na internacionalização de startups, fazendo com que elas acessem o mercado estrangeiro.
Veja AQUI as chamadas para credenciamento das aceleradoras e das agências/instituições/escritórios de internacionalização.