A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) divulgou a Chamada Especial Fundect/CNPq 15/2024 – Bolsas de Produtividade Estaduais, prevendo investimento total de R$ 5,4 milhões. Os recursos são do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e tem o objetivo de complementar os investimentos feitos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na chamada 09/2023.
Segundo a Fundect, diversos pesquisadores do Estado atingiram os critérios de aprovação na chamada para bolsas de produtividade do conselho, no entanto, os recursos disponíveis não foram suficientes para atender a todos e houve a necessidade de abrir edital complementar.
O objetivo é ampliar o estímulo à produção de pesquisas, em diversas áreas do conhecimento, para impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico de Mato Grosso do Sul, além de garantir a continuidade das atividades de pesquisa científica e de inovação, contribuindo para a expansão de trabalhos em grupos e redes de pesquisa em todas as áreas do conhecimento. Também é objetivo da chamada reter jovens pesquisadores em projetos importantes para o estado, fortalecendo a capacidade científica e tecnológica local.
Serão pagas aos pesquisadores selecionados bolsas PQ (de Produtividade em Pesquisa), com duração de até 36 meses, e auxílio à pesquisa para despesas de custeio e capital. Somente os selecionados na Chamada CNPq 09/2023, mas não contemplados com recursos, estão habilitados a submeter propostas para a chamada especial da Fundect.
As inscrições devem ser feitas até 7 de junho por meio do sistema SigFundect.
Confira mais informações em https://www.fundect.ms.gov.br/produtividade/.
Texto: Larissa Adami e Paulo Ricardo Gomes.