PICTEC 2023

CHAMADA FUNDECT N° 10/2023 – PICTEC MS III
Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Estado de Mato Grosso do Sul 2023

Com o objetivo de selecionar projetos de pesquisa científica e tecnológica, propostos por professores do Ensino Médio ou Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio, vinculados a escolas públicas (municipal, estadual ou federal) do Estado de Mato Grosso do Sul, que orientarão até quatro estudantes para o aprendizado do método científico e dos outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico e tecnológico, a Fundect torna pública a Chamada Fundect 10/2023 – PICTEC MS  III (veja abaixo).

A chamada selecionará até 200 (duzentos) projetos, cada projeto contemplando uma bolsa de 12 meses para o professor-orientador com (no mínimo) especialização, vinculado a escola pública municipal, estadual ou federal (R$ 800 mensais) e até quatro estudantes da mesma escola com uma bolsa de 12 meses (R$ 400 mensais).

Nesta edição do PICTEC haverá duas faixas exclusivas:
– Faixa A – para projetos a serem executados em escolas públicas estaduais (até 140 projetos); e
– Faixa B –  para projetos a serem executados em escolas públicas federais (até 60 projetos).

Os objetivos específicos da Chamada são:
a) despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e técnico integrado de nível médio da Rede Pública municipal, estadual ou federal, mediante participação em atividades de pesquisa científica e/ou tecnológica, orientadas por professor vinculado a Instituições de Ensino Médio Públicas;
b) contribuir para a formação continuada de professores para a Educação Básica no Estado de Mato Grosso do Sul;
c) implementar projetos de pesquisa científica e tecnológica em infraestruturas adequadas à realização das atividades de pesquisa do bolsista tendo em vista a melhoria do ensino nas escolas públicas dos municípios envolvidos; e
d) qualificar estudantes do Ensino Médio de Mato Grosso do Sul a prosseguirem seu aprendizado de modo continuado, contribuindo para uma formação que responda às demandas da sociedade moderna, em especial àquelas relacionadas às prioridades do Estado.



Etapas para a contratação das propostas aprovadas no PICTEC III:

Etapas Datas

Indicação dos estudantes bolsistas pelos professores-orientadores no SIGFUNDECT

De 28/08/2023 a 01/09/2023
Entrega da documentação física do professor-orientador e dos estudantes bolsistas à Fundect Até dia 15/09/2023

Conforme previsto no cronograma da Chamada, os professores-orientadores proponentes das propostas aprovadas deverão realizar no SigFundect a indicação dos bolsistas selecionados no prazo de  28/08/2023 a 01/09/2023, conforme tutorial denominado: Cadastramento de bolsista, disponível no site da FUNDECT, através do link: https://www.fundect.ms.gov.br/tutoriais-fundect/. Todos os bolsistas e professores-orientadores devem possuir cadastro no Sigfundect, conforme orientação disponível neste link.

Os professores-orientadores das propostas aprovadas, estão convocados a apresentar todos os documentos listados abaixo, entre os dias 28/08/2023 e 15/09/2023, em envelope lacrado, para posterior conferência, presencialmente na sede da Fundect, à rua São Paulo, 1436, 79010-050, Campo Grande, MS, de 2ª a 6ª feira, no horário de 07:30h às 11:30h e de 13:30h às 17:30h ou, opcionalmente, por postagem nos Correios, via SEDEX, sendo considerada como data máxima de postagem o dia 13/09/2023.

Os documentos que deverão ser entregue são os seguintes:

  1. Cópia (frente e verso) diploma de maior titulação do professor-orientador (especialista, mestre ou doutor);
  2. Declaração original do professor-orientador de que não possui parentesco com qualquer um dos candidatos à bolsa, conforme modelo disponível no site da Fundect, sob pena de responder pela falsa declaração, nos termos do artigo 299 do Código Penal;
  3. Termo de Outorga do Orientador (TOO) assinado pelo professor-orientador e pela direção da escola, conforme disponível no site da Fundect;
  4. Para cada aluno bolsista do projeto,  Termo de Concessão de Bolsa PICTEC (TCB), assinado pelo bolsista, pelo responsável legal em caso de aluno menor de idade e  pelo professor-orientador, conforme disponível no site da Fundect.

Atenção:  O Termo de Outorga do Orientador (TOO) e o Termo de Concessão de Bolsa PICTEC (TCB) podem ser assinados digitalmente, desde que utilizando-se assinatura digital gov.br.

O não cumprimento dos prazos para entrega dos documentos implicará no cancelamento da contratação do projeto e consequente convocação das propostas em lista de espera, de acordo com a ordem de classificação.

Links importantes:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.