PICTEC 2021

  1. Professores convocados/substitutos podem participar?
    • Sim, podem participar, desde que o vínculo com a instituição abranja todo o período de execução do projeto.
  2. Quais os comprovantes de vínculo serão necessários além do anexo 02 da Chamada?
    • Apenas o Anexo 02, devidamente preenchido e assinado pela direção da escola.
  3. É necessário que o professor proponente tenha licenciatura ou a formação de nível superior? Pode ser também bacharelado ou tecnológica?
    • De acordo com o  Item 5.1(e) da Chamada,  o proponente deve “possuir no mínimo o título de mestre ou doutor em curso reconhecido pela CAPES”.
  4. Caso a escola não possua nenhum professor mestre ou doutor, ela pode buscar parceria com algum mestre/doutor que possa submeter a proposta e colocar os professores da escola como professores orientadores voluntários?
    • Não. Apenas professor com mestrado/doutorado com vínculo comprovado com a escola poderá submeter projeto para ser executado na mesma escola. Na equipe, de acordo com o item 5.4(b), somente outros professores da mesma escola poderão fazer parte do projeto; e com estudantes da mesma escola.
  5. Um mesmo professor pode fazer uma proposta que abranja mais de uma escola, desde que todas atendam aos requisitos do edital e ele possua vínculo com todas?
    • Não. Apenas uma escola deve ser escolhida, uma vez que todos os estudantes, de acordo com o Item 5.1(a) devem ser da mesma escola.
  6. Professores com vínculo voluntário com a instituição/escola, como por exemplo: voluntário em projetos da escola, conveniados com rede, voluntários nos Clubes de Ciências, poderão submeter propostas?
    • Voluntários não podem participar. Professores com vínculo temporário (não efetivo) podem participar somente se houver contrato de trabalho com a instituição, cujo prazo determinado abranja o prazo de execução previsto para o projeto (setembro/2021-agosto/2022) e se a instituição concordar, via assinatura no Anexo 02.
  7. Na minha instituição de ensino não tem iniciação científica. Posso participar em outra instituição?
    • Para que o professor possa participar do programa, basta que esteja vinculado a uma escola pública com Ensino Médio, com estudante(s) do Ensino Médio desta mesma escola.
  8. É necessário que o coordenador seja do quadro de docentes da instituição, ou é possível que um técnico-administrativo também concorra?
    • Sim, o coordenador proponente do projeto deve ser professor da instituição.
  9. Alunos do 3º ano podem ser os orientandos, pois seu vínculo com a escola pública termina em dez de 2021 e as bolsas são para 12 meses?
    • Não podem. Apenas estudantes matriculados no dois primeiros anos do Ensino Médio podem ser bolsistas do PICTEC.

Assista o vídeo informativo sobre o Programa PICTEC

https://www.fundect.ms.gov.br/live-de-lancamento-do-programa-de-iniciacao-cientifica-de-ms/

 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.