Apoio aos Ambientes de Inovação do Estado de Mato Grosso do Sul

Chamada SEMADESC/Fundect 06/2024 – Ambientes de Inovação
Apoio aos Ambientes de Inovação do Estado de Mato Grosso do Sul

O Estado de Mato Grosso do Sul conta hoje com pelo menos onze ecossistemas de inovação, nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Esses ecossistemas locais de inovação são arranjos compostos por diversos atores relacionados à sociedade civil organizada, universidades, empresas e governos com o objetivo comum de promover o desenvolvimento econômico, ambiental e social por meio da inovação (quádrupla hélice). 

Conforme o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), os ambientes de inovação são espaços que agregam infraestrutura e arranjos institucionais e culturais, que atraem empreendedores e recursos financeiros, constituindo-se em lugares que potencializam o desenvolvimento da sociedade do conhecimento. São exemplos de ambientes de inovação: espaço de coworking, espaço maker, pré-incubadora, incubadora, aceleradora, hub de inovação, polo tecnológico, parque tecnológico, entre outros. E é nos ambientes de inovação que a interação e integração desses diferentes atores ocorre, propiciando o desejado desenvolvimento socioeconômico local. 

Com o objetivo de fomentar e apoiar os ambientes de inovação do Estado, para que possam desenvolver ações voltadas ao fortalecimento de empresas inovadoras, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MS) e a Rede Sul-Mato-Grossense de Inovação (RedeMS), lançam a Chamada SEMADESC/Fundect 06/2024 – Ambientes de Inovação.

São cinco milhões de reais investidos pelo Governo do Estado em uma ação inédita que visa estimular a consolidação dos Ecossistemas Locais de Inovação, ao mesmo tempo que atende ao Programa Estadual de CT&I, um dos programas finalísticos do PPA 2024-2027 do Estado, além de ser aderente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU números 8, 9, 11 e 12 (respectivamente Emprego Digno e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Cidades e Comunidades Sustentáveis; e Consumo e Produção Responsáveis).

Para submeter uma proposta no âmbito da chamada, o proponente deve possuir vínculo empregatício ou funcional com uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) ou universidade sediada no Estado. O Ambiente de Inovação deve estar localizado no Estado e ser mantido por ICT ou Universidade de Mato Grosso do Sul ou, para o caso de ambiente de inovação não mantido pela própria instituição proponente (que deve ser uma ICT ou Universidade), o proponente deve apresentar uma carta de parceria, conforme modelo disponível quando da submissão da proposta, evidenciando a parceria entre a instituição proponente e o ambiente de inovação.

Para obter mais informações, leia atentamente a Chamada. As inscrições estão abertas até dia 29/04/2024, via SIGFUNDECT; e cada ambiente de inovação poderá solicitar de R$ 50 mil a R$ 200 mil, dependendo do tipo e da experiência comprovada do ambiente.



Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.