O e-book Árvore Notável é resultado de um projeto de pesquisa realizado com financiamento da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) que fez o reconhecimento da floresta urbana e do patrimônio ambiental do campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande.

Entre os anos 2018 a 2023, o arquiteto urbanista, Especialista em Gestão e pesquisador, Luã Tachibana, desenvolveu um método para analisar as árvores e identificá-las como notáveis.
“Uma árvore notável é aquela que se destaca por seu aspecto físico, biológico e cultural. Basicamente são as que têm qualidade de patrimônio ambiental “, destaca.
O estudo foi dissertação de mestrado, defendida recentemente por Luã no Programa de Pós-Graduação de Tecnologias Ambientais da UFMS, e também resultou no livro didático “Árvore Notável” que se propõe a narrar, de forma lúdica, o processo de identificação das espécimes.
Ali estão árvores nativas como abricó de macaco, açoita cavalo, amendoim bravo, araticum do cerrado, aroeira, bocaiúva e também exóticas como amendoeira tipuana, chorão, faveira e eucalipto, testemunhas silenciosas do tempo e da mudança da paisagem.
A obra contou ainda com a colaboração de Jackeline Zani, Matheus F. Galhardo, Alisson André Ribeiro, César C. Cáceres Encina, Roberto Macedo Gamarra e Antonio C. Paranhos Filho.
Na introdução, os autores deixam claro que o desejo é que o livro inspire nas pessoas um olhar mais atento e uma conexão profunda com a flora da UFMS, que as motive a explorar os espaços naturais que as rodeiam e a descobrir e apreciar a sua beleza única. Eles lembram que as árvores podem ter sido plantadas em memória de pessoas ou eventos importantes, terem sido palco de cerimônias religiosas, políticas ou serem consideradas sagradas por culturas tradicionais, por isso é essencial que sejam adotadas medidas de proteção e conservação para garantir a preservação para gerações futuras.
“O livro foi pensado para ser um poema, que fosse mais neutro do ponto de vista do gênero, e no decorrer do texto a gente fala dos aspectos que identificamos como notáveis que são a beleza física, o valor ecológico e sua relação com o ambiente, com os animais. É um projeto que trabalha com educação, percepção e patrimônio ambiental e ainda natureza contida dentro da cidade e a forma lúdica foi pensada para ajudar a interação entre universidade e educação básica” explica o pesquisador Luã Tachibana que também fez as ilustrações.
Além da Fundect, a pesquisa teve apoio da Capes, CNPq, do Programa de Pós-Graduação de Tecnologias Ambientais da UFMS e suporte do Laboratório de Geotecnologias da UFMS.


O e-book pode ser baixado gratuitamente aqui.
Sobre os autores
Luã Tachibana – Arquiteto Urbanista, Especialista em Gestão Pública e Mestrando em Tecnologia Ambiental.
Waleria Barros – Geógrafa, Especialista em Geoprocessamento, Mestra em Recursos Naturais e Doutoranda em Tecnologia Ambiental.
Jackeline Zani – Bióloga, Especialista em Perícia Ambiental e Mestra em Tecnologias Ambientais.
Matheus F. Galhardo – Graduando em Geografia Bacharel.
Alisson André Ribeiro – Engenheiro Ambiental, Mestre e Doutor em Tecnologias Ambientais, Pós-Doutorando em Ecologia e Conservação.
César C. Cáceres Encina – Biólogo, Mestre em Biologia Vegetal, Doutor em Tecnologias Ambientais, Pós-Doutorado em Ecologia e Conservação.
Roberto Macedo Gamarra – Biólogo, Mestre e Doutor em Ecologia e Conservação.
Antonio C. Paranhos Filho – Geólogo, Doutor e Mestre em Geologia Ambiental, Livre Docente em Geologia.
Texto: Maristela Cantadori
Imagens: Acervo pessoal dos pesquisadores