Os projetos apoiados pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) por meio do PICTEC (Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Estado de Mato Grosso do Sul) receberam 42 premiações na FetecMS, principal feira científica e tecnológica realizada no Estado, além de menções honrosas e possibilidade de participação em outros eventos.
Ao todo, cerca de 50 projetos da Fundect se inscreveram na Feira, que teve um total de mais de 170 trabalhos de diversas instituições. Entre as premiações, estão 25 menções honrosas feitas pelos avaliadores da Feira e instituições científicas parceiras, 11 convites para visitas técnicas e participação em expedições científicas, além de 6 kits arduino (utilizados para trabalhos que envolvem robótica.)
“É importante ressaltar que os projetos são de escolas públicas estaduais e que a função deles, além de fomentar a ciência, é dar a oportunidade para que esses jovens construam um futuro melhor. Neste sentido, cada premiação, cada olhar dos avaliadores para perceber os diferenciais desses estudantes, é um estímulo para ampliarmos os investimentos”, avalia Márcio de Araújo Pereira, diretor-presidente da Fundect.
O diretor Científico da Fundect, professor Nalvo Franco de Almeida Junior, detalha que investir nos estudantes é uma prioridade e que haverá ampliação de bolsas e recursos para 2023. “Em 2021, selecionamos no PICTEC 50 projetos. Em 2022, selecionamos 100 novos projetos. Para o ano que vem, nossa intenção é levar à Fetec todos os 100 trabalhos selecionados em 2022 “, completa o diretor.
Projetos mais reconhecidos
Dentre os premiados, dois projetos se destacaram por receberem mais premiações. O primeiro deles, na área de Ciências Sociais Aplicadas, intitulado “Instalação e Avaliação de um telhado verde num ambiente escolar e sua contribuição na redução de temperatura ambiente interna”, recebeu quatro premiações.
Os autores são Jheniffer Faustino da Silva, Maria Luisa Nogueira Pinho Dutra, Isabely Borges Zortea, Nicole Cabaral Celestino e Beatriz Oliveira Martins, que receberam orientação do professor Luciano Neves da Silva. Todos são da escola estadual Prof. José Juarez Ribeiro de Oliveira, localizada no município de Itaquiraí, a cerca de 400 quilômetros de Campo Grande.
O segundo mais premiado recebeu três prêmios. O projeto “Manutenção e Valorização da Língua Terena, uma proposta de elaboração de material didático-pedagógico para o ensino da escola indígena de Cachoeirinha” é da cidade de Miranda, a aproximadamente 200 quilômetros da capital.
Participam do projeto os estudantes Jayane da Silva Albuquerque, Cleberson Julio Henrique, Alexsany Matias Candelario, Ernan Júlio Antonio e Nayane Julio da Silva. Os orientadores são Daiane Ramires (Orientadora) e Jailson Joaquim (Coorientador).
“Nossa língua é algo que estamos perdendo aos poucos e pensamos em criar um material didático para resgatar o costume de falar a língua Terena. O material vai ser um auxiliar para o professor e para as crianças do ensino médio. A bolsa da Fundect foi algo muito inédito para nós, primeira vez sendo pesquisador da Fundect e é o início da nossa carreira acadêmica”, explica Ernan, representante dos estudantes do projeto.
Melhores projetos apoiados pela fundação
Além das premiações da Fetec, os melhores projetos entre os bolsistas da Fundect/Pictec também tiveram reconhecimento e receberam premiações nas áreas de atuação. Conheça abaixo os vencedores de cada categoria.
CIÊNCIAS HUMANAS
Projeto: Otto: Robô Autônomo
Autores: Isabelle Almeida De Arruda, Giovanna Araujo, Pedro Henrique da Silva Correa, Luiz Eduardo Benedito Cavalheiro e Marcia Ferreira Cristaldo – Orientadora.
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)
Cidade: Aquidauana
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Projeto: Manutenção e Valorização da Língua Terena, uma proposta de elaboração de material didático-pedagógico para o ensino da escola indígena de Cachoeirinha do município de Miranda/MS
Autores: Jayane da Silva Albuquerque, Cleberson Julio Henrique, Alexsany Matias Candelario, Ernan Júlio Antonio, Nayane Julio da Silva, Daiane Ramires – Orientadora e Jailson Joaquim – Coorientador
Instituição: Escola Estadual Indigena Cacique Timóteo
Cidade: Miranda
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Projeto: Produção de Mudas de Espécies Nativas na Escola Walniéla Façanha Muniz Autores: Blenda Victória Ferrari Cruz, Danielly Ribeiro Santos, Luana dos Santos, Angelo da Silva, Kacielle Palheta Verissimo, Marcia Conceicao de Souza Silva – Orientadora.
Instituição: Escola Estadual Reynaldo Massi
Cidade: Ivinhema
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Projeto: Produtividade e variação genotípica da mandioca como fonte de ferro, zinco e selênio para a alimentação humana
Autores: Carlos Eduardo Xisto Azevedo, Marco Antonio Gomes Polatto, Natã de Souza Carrion, Polliany Vitória dos Santos Mendes e Elcio Ferreira Dos Santos – Orientador. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.
Cidade: Nova Andradina
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Projeto: Implementando alternativas tecnológicas para o esporte e a atividade física.
Autores: Ana Gabriela Silva Barbosa, Kayky Torres Esteves, Jackeline Nogueira Santos, Mary Grazielly Ferreira Cardoso, Fabricio Cesar de Paula Ravagnani – Orientador e Matheus Piazzalunga Neivock – Coorientador.
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)
Cidade: Campo Grande
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Projeto: Instalação e avaliação de um telhado verde num ambiente escolar e sua contribuição na redução da temperatura ambiente interna.
Autores: Jheniffer Faustino da Silva, Maria Luisa Nogueira Pinho Dutra, Isabely Borges Zortea, Nicole Cabaral Celestino, Beatriz Oliveira Martins, Luciano Neves Da Silva – Orientador.
Instituição: Escola Estadual Prof. José Juarez Ribeiro de Oliveira
Cidade: Itaquiraí
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Projeto: Síntese de Poliuretanas Para Emprego em Biomateriais a Partir de Extrativos de Urucum (Bixa orellana)
Estudantes: Maria Luiza Pinto, Emanuelly Cristina Bispo, Rosangela da Silva Lopes – Orientadora e Cristiane Winck Hortelan – Coorientadora
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)
Cidade: Naviraí
FetecMS – Organizada pelo Grupo Arandú de Tecnologias e Ensino de Ciências (GATEC), em parceria com a UFMS, a FetecMS é o maior evento de pesquisa no ensino médio de Mato Grosso do Sul. Além do investimento em bolsas de estudo, este ano a Fundect investiu R$ 200 mil para auxiliar na infraestrutura da feira, além de propiciar transporte, alimentação e hospedagem aos pesquisadores participantes do PICTEC.
Conheça todos os projetos premiados pela Fetec
Acesse aqui as listas completas de projetos premiados na FetecMS (Arquivo PDF)
CLASSIFICAÇÃO GERAL OFICIAL FETEC MS 2022 – .docx
PREMIAÇÕES ESPECIAIS FETECMS 2022.docx
Paulo Ricardo Gomes
Jornalista
DRT 010301/MS