Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
FUNDECT
Governo de MS
  • Início
  • Institucional
    • A Fundect
    • Quem é quem na Fundect?
      • Diretoria Executiva
      • Conselho Superior
      • Galeria de Presidentes
    • Leis e normas
    • Dados Abertos
    • Relatórios de Gestão
    • Planejamento Estratégico
  • Fomento
  • CHAMADAS
    • Chamadas abertas
    • Chamadas em andamento
    • Chamadas encerradas
  • DOWNLOADS
  • LGPD
  • Carta de Serviços
‹ Voltar

Fundect participa da Missão Confap-Itália para cooperação em Pesquisa & Inovação

  • 20 maio 2024
  • Categorias:Uncategorized
  • Compartilhar:

A delegação do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) concluiu, em Roma, a agenda de compromissos da Missão Internacional na Itália para Cooperação em Pesquisa & Inovação. A Missão Internacional do CONFAP foi realizada entre os dias 20 e 24 de maio, com participação do diretor-presidente da Fundect e vice-presidente do Confap, Márcio de Araújo Pereira, do presidente do conselho e presidente da FAPERGS, Odir Dellagostin, e dos presidentes das FAPs do Pará, Mato Grosso, Bahia, Paraná, Maranhão e Espírito Santo.

O objetivo da missão foi aprofundar iniciativas de cooperação e gerar oportunidades entre os estados brasileiros e suas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) e entidades italianas. As áreas de foco da missão incluem desafios globais ligados ao clima, mudanças climáticas e eventos extremos, desenvolvimento sustentável e a importância de investir conjuntamente em iniciativas colaborativas de pesquisa e inovação. 

Na segunda-feira (20), em Roma, a delegação realizou reuniões com autoridades do ​​Conselho Nacional de Pesquisa da Itália (CNR), do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional (MAECI), da Organização Internacional Ítalo-Latino Americana (IILA) e do Ministério da Universidade e Pesquisa (MUR).

 Memorando de Entendimento CONFAP – CNR

Na sede do ​​Conselho Nacional de Pesquisa da Itália (CNR), o presidente do CONFAP, Odir Dellagostin, e a presidente do CNR, Maria Chiara Carrozza, assinaram Memorando de Entendimento (MoU) para realização de ações conjuntas entre as entidades, com o objetivo de apoiar a mobilidade de pesquisadores e projetos de pesquisa voltados a ações para enfrentamento das mudanças climáticas, e soluções para a biodiversidade e bioeconomia.

MAECI

No Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional (MAECI), foi alinhada a renovação automática do Acordo de Cooperação, assinado em 2019 pelas entidades, que possibilitou a execução de ações conjuntas entre os dois países nos últimos anos. Na reunião, foram apresentados os resultados do primeiro Programa Executivo (2022 – 2024)  e alinhados os temas científicos prioritários do novo Programa Executivo (2025 – 2027) para o lançamento de uma nova Chamada Pública que apoiará projetos colaborativos de pesquisa e inovação entre Brasil e Itália.

ILLA

A delegação do CONFAP também esteve na sede da Organização Internacional Ítalo-Latino Americana (IILA) onde apresentou as ações de cooperação internacional em andamento executadas pelo Conselho, por meio das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), e os representantes do ILLA apresentaram iniciativas e projetos que a entidade promove entre a Itália e os países da América Latina, e que podem ter participação das entidades brasileiras.

A IILA é um órgão intergovernamental instituído em 1966, e funciona como entidade de estímulo e fortalecimento das relações entre a Itália (a Europa) e a América Latina.

MUR

A delegação do CONFAP, acompanhada da conselheira da Embaixada do Brasil em Roma, Fernanda Maria Soares dos Santos, reuniu-se com representantes do Ministério da Universidade e Pesquisa (MUR). Na pauta foram apresentadas as ações de cooperação em andamento entre Brasil e Itália, e os resultados de ações como as chamadas transnacionais conjuntas Water4All e Parceria de Economia Azul Sustentável, que tiveram a participação de Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) no Brasil, entre elas a Fundect.

Tecnopolo de Bolonha CNR

No primeiro compromisso de terça-feira (21), a delegação brasileira foi recebida pelo presidente do Tecnopolo de Bolonha CNR, Vittorio Morandi, que apresentou as instalações e projetos desenvolvidos no local.

O Tecnopolo faz parte da Rede dos 10 Tecnopolos da região de Emília-Romagna, no norte da Itália. Possui mais de 6.000 metros quadrados de infraestrutura de pesquisa, laboratórios e equipamentos de última geração, e promove a inovação tanto nos sistemas industriais consolidados quanto nos emergentes. Os principais setores de referência incluem as indústrias manufatureiras de diversos campos, como automação, embalagens, equipamentos médicos, cosméticos, alimentos, monitoramento e remediação ambiental.

Universidade de Bolonha

No segundo compromisso de terça-feira (21), a delegação do CONFAP realizou reunião na Universidade de Bolonha (UniBO), que é considerada uma das universidades mais antigas do mundo, tendo sido fundada em 1088.

A delegação reuniu-se com a pró-reitora de Relações Internacionais da UniBO, Raffaella Campaner, com a responsável pelo setor de Cooperação e Desenvolvimento da UniBO, Karin Pallaver, e com representantes para Relações Internacionais de diversos departamentos da universidade nas áreas de agricultura sustentável, inteligência artificial, energias renováveis, ciência dos materiais, meio ambiente, desenvolvimento sustentável e biodiversidade.

Na pauta do encontro, foram abordados temas como a cooperação em andamento entre o CONFAP e a UniBO no contexto do Programa Mobility CONFAP – Italy e perspectivas futuras; a possibilidade de ampliação da cooperação no contexto da iniciativa Amazônia+10, e outras iniciativas em parceria com os Estados brasileiros, também no contexto da cooperação que o CONFAP apoia junto a União Europeia e ao programa de pesquisa e inovação Horizon Europe.

Na quarta-feira, 22 de maio, a delegação brasileira reuniu-se em Bolonha, com representantes da ART-ER: Attrattività Ricerca Territorio e da Confcooperative Emilia Romagna.

ART-ER: Attrattività Ricerca Territorio

O diretor da ART-ER, Roberto Righetti, apresentou os problemas enfrentados com as enchentes ocorridas na região da Emilia Romagna no ano passado, que convive com eventos climáticos extremos com períodos intercalados de enchentes e de secas.

O presidente do CONFAP, Odir Dellagostin, que também preside a FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul), apresentou a situação de calamidade pública que se encontra atualmente o estado do Rio Grande do Sul em razão das enchentes, e as discussões foram focadas em como concentrar esforços e investir na ciência e tecnologia para enfrentar esses desafios climáticos de forma conjunta. O fomento à pesquisas que possam gerar medidas de previsão e prevenção, e que busquem mitigar danos causados por eventos climáticos extremos, como os que ocorreram na Itália e agora ocorrem no Brasil, são pautas em comum que o CONFAP e a ART-ER podem trabalhar em cooperação.

A equipe da ART-ER também apresentou aos brasileiros os clusters que a entidade concentra esforços na Itália, em áreas como saúde, inovação, construção civil, tecnologia verde, agroalimentar e Big Data.

Confcooperative Emilia Romagna

O segundo compromisso da agenda do dia 22 foi na sede da Confcooperative Emilia Romagna, com recepção do diretor regional, Pierlorenzo Rossi, e do pelo presidente Mauro Neri. A Emilia Romagna, localizada no norte da Itália, é a região que possui mais cooperativas em todos os setores, especialmente na agricultura. A Confcoopertive, em nível nacional, possui 15.000 cooperativas associadas. Durante a reunião, foram discutidas perspectivas de colaboração e ocorreu a troca de experiências em temas relacionados as cooperativas, entre o Brasil e a Região da Emilia Romagna.

Agenda na Embaixada do Brasil em Roma

Na quinta-feira (23), a delegação do CONFAP esteve na Embaixada do Brasil em Roma. Pela manhã, foi realizado pela Embaixada, em parceria com o Programa Diplomacia da Inovação (PDI) do Itamaraty e o CONFAP, o seminário “Brasil-Itália: Inovação Verde”, sobre cooperação acadêmica e tecnológica no contexto da Missão realizada pelo CONFAP à Itália.

O seminário foi aberto pelo embaixador do Brasil em Roma, Renato Mosca, e pelo presidente do CONFAP, Odir Dellagostin. Na sequência, a conselheira da Embaixada, Fernanda Maria Soares dos Santos, moderou o painel “Oportunidades de Cooperação em Pesquisa e Inovação entre o CONFAP e a Itália”.

O segundo painel do seminário, com o tema “Iniciativas para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil e seus estados e na Itália”, foi moderado pela coordenadora do Projeto Internacional CT&I (Top Managers) da Fundação Araucária (Paraná) e ex-presidente do CONFAP, Maria Zaira Turchi. O painel teve a participação do vice-presidente do CONFAP e presidente da FUNDECT (Mato Grosso do Sul), Márcio de Araújo Pereira; do presidente da FAPESPA (Pará) e diretor da Regional Norte do CONFAP, Marcel do Nascimento Botelho e do pesquisador da Universidade de Ferrara (Unife), Lindomar Alberto Lerin.

Reuniões de Cooperação Bilateral 

No turno da tarde, a delegação do CONFAP realizou reuniões de cooperação bilateral com o objetivo de ampliar as oportunidades de cooperação com pesquisadores que atuam na Itália e na Suíça, e fortalecer a parceria com as universidades dos dois países para prospectar novas oportunidades para os pesquisadores brasileiros.

A primeira reunião de cooperação bilateral foi realizada com a presidente do Comitê Diretivo da Diáspora Ricercatori – Rede de Pesquisadores Brasileiros na Itália, Naiara Posenato; em seguida, foi realizada reunião com representantes das universidades que integram a Rede Mobility CONFAP – Italy (MCI). Participaram do encontro, representantes da Universidade de Bérgamo, Universidade de Bolonha, Universidade de Milão, Politécnico de Milão, Universidade de Modena e Reggio Emília, Universidade de Pádua, Universidade de Parma, Universidade de Pavia, Universidade de Roma – La Sapienza, Universidade de Roma Tor Vergata, Universidade de Roma Tre, Universidade de Siena, Universidade de Turim, Universidade de Trieste e Universidade de Pisa.

Também estiveram presentes no encontro, representantes de outras universidades da Itália e de San Marino que possuem interesse em integrar a iniciativa, são elas: a Universidade de Tuscia, a Universidade dos Estudos da República de São Marinho, a Escola Internacional de Estudos Avançados (SISSA) e a Universidade de Perugia.

Na última reunião de cooperação bilateral do dia, a delegação do CONFAP reuniu-se com a presidente da Rede Brasil Suíça de Integração Acadêmica e Profissional, Letícia Vargas, para conhecer as iniciativas que a entidade realiza para apoiar à comunidade brasileira em questões acadêmicas e profissionais e prospectar oportunidades de cooperação entre entidades suíças e as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs).

No último dia da Missão Internacional, sexta-feira (24), a delegação do CONFAP reuniu-se com representantes do Conselho para Pesquisa Agrícola e Análise da Economia Agrária da Itália (CREA). Na sede da instituição, a delegação foi recepcionada pela diretora geral, Laura Proietti. Na reunião foram apresentadas possíveis perspectivas de cooperação na área de pesquisa no setor agroalimentar entre o Brasil e a Itália.

No turno da tarde, a delegação brasileira reuniu-se com representantes da Agência Nacional para Novas Tecnologias, Energia e Desenvolvimento Econômico Sustentável da Itália (ENEA), com o objetivo de conhecer as ações realizadas pela entidade e prospectar oportunidades para cooperação científica e tecnológica.

Texto: Maristela Cantadori, com informações do Confap

LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade

FUNDAÇÃO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

Rua São Paulo 1436
Monte Castelo - Campo Grande | MS
CEP: 79010-050

MAPA

Logo Fundect, Semadesc e Governo MS.

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital