A pesquisa sul-mato-grossenses foi destaque no Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à CT&I e do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Ennio Candotti (4ª edição), promovidos pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa. A cerimônia de premiação foi realizada nesta quinta-feira (3), no auditório Carvalho Pinto da Fapesp, em São Paulo, durante a abertura do 68º Fórum Nacional Confap que reúne na capital paulista, as principais lideranças do setor de Ciência, Tecnologia e Inovação no país.
O “Projeto de popularização da ciência em Mato Grosso do Sul”, uma iniciativa da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), coordenada pelo pesquisador e jornalista André Mazini, conquistou o 1º lugar na categoria Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I do Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à CT&I.
No Prêmio Confap de CT&I – Professor Ennio Candotti, que reconhece a atuação de pesquisadores(as) que se destacaram em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, a pesquisadora da Embrapa Gado de Corte, Liana Jank, ficou em 3º lugar na categoria Pesquisador (a) Inovador (a) – Inovação para o Setor Empresarial e Ana Rita Coimbra, professora doutora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), também indicada pela Fundect, conquistou o 3º lugar na categoria Pesquisador (a) Inovador (a) – Inovação para o Setor Público.

Liana Jank, da Embrapa Gado de Corte, conquistou o 3º lugar na categoria Pesquisador (a) Inovador (a) – Inovação para o Setor Empresarial.

Ana Rita Coimbra, pesquisadora da UFMS, conquistou o 3º lugar na categoria Pesquisador (a) Inovador (a) – Inovação para o Setor Público.
A entrega dos prêmios foi conduzida pelo presidente do Confap diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira. O evento também contou com a presença do diretor científico da fundação, Nalvo Franco de Almeida Junior.
“O prêmio CONFAP Ennio Candotti é o reconhecimento de pesquisadores e também de comunicadores que falam de ciência, tecnologia e inovação que são nossas bases, tanto no setor público quanto empresarial. Essa premiação revela a importância de todos eles para o nosso sistema. É o Confap valorizando cada ação, cada pesquisador, cada pesquisadora do Brasil.”, destaca Márcio de Araújo Pereira.
A premiação nacional promovida pelo Confap tem o patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) e o apoio da Coordenação de Execução e Difusão de Prêmios Nacionais e Internacionais em CT&I (COEDP/CGITC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Texto: Maristela Cantadori, Comunicação Fundect
Fotos: Magdiel Trelha