A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) inaugurou na última sexta-feira (5) o Tereré Hub – Extensão, espaço localizado na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE) que será ponto de encontro entre universidade, empresas e sociedade. O espaço foi criado com apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect) e da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). A iniciativa tem parceria com o Núcleo de Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade (NEIS) da FACE e do Ecossistema de Inovação de Dourados.
Com capacidade para 40 pessoas, a sala recebeu investimento de aproximadamente R$ 120 mil, oriundos da Chamada SEMADESC/Fundect 06/2024 – Ambientes de Inovação, e está equipada para estimular a criatividade, a colaboração e o desenvolvimento de novas ideias. O espaço servirá como ponto de encontro das instituições que compõem o Ecossistema Local de Inovação de Dourados, fortalecendo o diálogo entre a academia e o setor produtivo.
A coordenadora do Ecossistema Local de Inovação e proponente da criação da extensão do Tereré Hub, Jane Mendonça, destacou que o espaço dentro da UFGD simboliza a integração entre diferentes atores sociais. Segundo ela, a construção foi fruto de persistência e de parcerias fundamentais.“O Tereré Hub tem como foco a inovação, o empreendedorismo e a sustentabilidade. Esse espaço articula sociedade, empresas, startups e comunidade acadêmica. Hoje, esse Hub é prova viva de que acreditar, persistir e se unir em torno de um propósito maior torna possível o que parecia impossível.”
O reitor da UFGD, Jones Dari Goettert, ressaltou a importância de transformar ideias em resultados concretos. “Existem pessoas que apenas passam pelo mundo e aquelas que fazem a diferença. Para isso, é preciso ousadia, criatividade e ação. Uma ideia só se realiza quando é transformada em prática. Esse espaço traduz justamente essa transformação, trazendo inovação até mesmo no design e na disposição do mobiliário, que foge do padrão tradicional e melhora os ambientes de convivência.”
Na mesma linha, o diretor da FACE, Enrique Duarte Romero, lembrou que a sala antes era utilizada como depósito, mas hoje se transformou em um ambiente estratégico para o diálogo e a geração de negócios. “Esse espaço nasceu da persistência e da execução. Ele mostra que é possível ressignificar lugares e criar oportunidades de surgimento de ideias que poderão virar produtos ou serviços. Mais do que um local para aulas, é um ambiente de diálogo com agentes externos à universidade e de apoio ao desenvolvimento de novas iniciativas.”
ESPAÇO PARA CONEXÕES
O Tereré Hub – Extensão surgiu da necessidade de criar um ambiente para trocas de experiências entre as instituições do Ecossistema Local de Inovação e para sediar eventos de fomento à inovação.
O espaço é uma extensão do Centro de Inovação Tereré Hub, lançado em 2022 na Praça do Transbordo, em área cedida pela Prefeitura de Dourados e atualmente interditada para manutenção.
A partir da inauguração na UFGD, os membros do Ecossistema poderão utilizar o hub mediante agendamento, que deve ser feito pelo perfil no Instagram @ecoinovadourados.
Comunicação Fundect, com informações da ACS/UFGD e ASN MS Sebrae
Foto: ACS/UFGD