Os professores do Curso de Ciências Sociais da unidade de Paranaíba – MS, Ailton Souza, Carlos França, Luciana Henrique Silva, Rogério da Palma, Sinomar Ferreira do Rio, membros do Observatório da Democracia, Políticas Públicas e Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul – OBSERVA/MS, concluíram recentemente pesquisa financiada pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect) intitulada: “Desenvolvimento urbano e sustentabilidade no estado de Mato Grosso do Sul: contrastes e resultados no contexto das cidades inteligentes”.
Coordenada pelo professor Ailton Souza, também coordenador do OBSERVA/MS, o estudo analisou os 11 maiores municípios do estado, estabelecendo um instrumento de cálculo da maturidade para concepção das cidades inteligentes. A pesquisa teve como objetivos analisar comparativamente a partir de diferentes cenários, indicadores e métricas as diversas especificidades do desenvolvimento urbano dos municípios que compõem o estado de Mato Grosso Sul; estabelecer um recorte pensando o nível de adequação destas cidades as prerrogativas das cidades inteligentes e identificar quais as relações entre desenvolvimento urbano e as cidades inteligentes.
Segundo o coordenador Ailton, trata-se de um cálculo adaptado à realidade sul-mato-grossense a partir de um conjunto de dados específicos disponíveis. “Os resultados da pesquisa já apresentados em três eventos nacionais encontram-se na obra que será lançada no próximo mês, mas já podem ser baixadas gratuitamente clicando no anexo da página do OBSERVA- MS, no seguinte endereço: https://www.uems.br/pagina/observa-ms/Projetos-concluidos”, explicou o professor.
A obra traz ainda artigos de professores externos como de Patrícia Braga UFMS, Jean Camargo (UNB/UFG) e da pesquisadora da Universidade de Bahia Blanca da Argentina Maria Verónica Alderete e Nicolás Alvarez.
Maristela Cantadori, com informações Comunicação UEMS.
Foto: Edemir Rodrigues