O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) abriu nesta semana as inscrições ao programa de auxílio para estadias de pesquisa para doutorandos brasileiros com bolsa no país. Trata-se de um financiamento complementar à bolsa nacional concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou por uma Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (FAP) participante do programa, entre elas a Fundect, com o objetivo de viabilizar parte da pesquisa da tese na Alemanha. Os interessados poderão se candidatar entre os dias 02/09 e 31/10/24 para estadias de pesquisa entre maio de 2025 e janeiro de 2026.
Todos os detalhes sobre o financiamento, os requisitos e o processo de candidatura se encontram no edital no site do DAAD. Recomenda-se também a leitura do documento Important Scholarship Information da central do DAAD na Alemanha com orientações importantes para candidatos a bolsas do DAAD.
Os contemplados pelo programa podem permanecer na Alemanha por dois a seis meses (sem interrupção da vigência da bolsa da agência brasileira). Os estudantes podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para realizar pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado.
Proficiência de idiomas
O nível de idioma exigido depende dos planos de estudo e da área de pesquisa do(a) candidato(a). Por exemplo, nas áreas de artes, ciências sociais e direito, geralmente se espera pelo menos um bom conhecimento de alemão. Para as ciências naturais e engenharia, a comprovação de bons conhecimentos de inglês também pode ser aceita se o inglês for falado na instituição anfitriã. Para se informar sobre os requisitos de idioma que devem ser cumpridos, entre em contato com a universidade anfitriã escolhida com antecedência. É indicado também a leitura do documento da central do DAAD Important Scholarship Information (Section A, Point 9 e Section D, Point 5) para se informar com mais detalhes sobre a questão da proficiência de idiomas.
A Carta de Aceite (Betreuungszusage) da instituição anfitriã deve incluir a informação sobre o idioma de trabalho falado na instituição (entre outras informações). Saiba mais sobre isso também no documento Important Scholarship Information (Section C, Point 3).
Fundações participantes do programa
No momento, 23 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) participam do programa de auxílio para doutorandos, são elas:
- FACEPE – Pernambuco
- FAPEAL – Alagoas
- FAPEAM – Amazonas
- FAPEAP – Amapá
- FAPEG – Goiás
- FAPEMA – Maranhão
- FAPEMIG – Minas Gerais
- FAPERGS – Rio Grande do Sul
- FAPERJ – Rio de Janeiro
- FAPERN – Rio Grande do Norte
- FAPES – Espírito Santo
- FAPESB – Bahia
- FAPESC – Santa Catarina
- FUNDECT – Mato Grosso do Sul
- FAPERO – Rondônia
- FAPT – Tocantins
- Fundação Araucária – Paraná
- FAPEPI – Piauí
- FAPEMAT – Mato Grosso
- FAPESPA – Pará
- FAPESQ – Paraíba
- FUNCAP – Ceará
- FAPDF – Distrito Federal
Acesse: https://www.daad.org.br/auxilio
Texto: Maristela Cantadori, com informações Confap e DAAD Brasil.