Apresentar histórias inspiradoras de mulheres que estão à frente de negócios inovadores. Com este objetivo a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) promoveu nesta quarta-feira (26) o painel “Empreendedoras em Ascensão à frente de startups – Histórias de Coragem e Inovação” no Delas Delas Day, um dos maiores eventos do Estado dedicados ao protagonismo e fortalecimento do empreendedorismo feminino, que acontece nos dias 26 e 28 de março, no Bosque Expo.
Com uma programação repleta de debates sobre inovação, liderança, diversidade, inclusão, ciência e tecnologia, o evento destaca histórias de mulheres que transformam realidades por meio do empreendedorismo. No painel o público pôde conhecer a trajetória de empresárias que tiveram apoio da Fundect em algum momento do negócio, entre elas Francyelle Marques, fundadora da Therafy, Evelin Mello, da Digna Engenharia Social e Mercedes Trindade, da Neuroteks,
“Eventos dessa natureza, com a parceria do Sebrae, através do LivingLab, é importantíssimo para compartilhar a rota do empreendedorismo inovador. A Fundect tem o papel de aportar recursos para estimular os negócios inovadores em Mato Grosso do Sul e a troca de experiências fortalece toda essa cadeia e faz com que essas mulheres possam alcançar sucesso nos seus empreendimentos”, destaca Célia Gamarra, Gerente de Inovação da Fundect.
Francyelle Marques compartilhou sua trajetória à frente da Therafy, empresa que criou a primeira plataforma em realidade virtual do país para pessoas com TEA, TDAH e demais condições. A startup teve fomento do Programa Centelha da Fundect no seu nascimento e hoje está atuando em dez estados brasileiros. “Essa troca é fundamental tanto para que nós nos alimentamos dessa troca de experiências como também para inspirar novas mulheres a persistirem e a continuarem com seus negócios”.
A engenheira Evelin Mello, que foi bolsista da Fundect pelo Programa Startup Global MS em Portugal, compartilhou as conquistas e desafios à frente da Digna Engenharia, startup de tecnologia social que tem como foco desenvolver soluções habitacionais e promover o desenvolvimento social nas comunidades. “A gente tem que ser corajosa, por mais que doa, e também entender que o cargo da mulher, por ser mãe, por ser esposa, por ser empreendedora, é mais difícil, mas a gente consegue sim. Essa troca de experiências, de trajetórias, facilita o caminho de quem está inovando ou pretende inovar também”.
Para Mercedes Trindade, fundadora da Neuroteks, startup especializada em RPA e Big Data Analytics, as mulheres empreendedoras têm em comum a coragem e a determinação.
“A gente tem histórias de vida diferentes, tem contextos sociais completamente diferentes, mas conseguimos aprender de cada uma um pedacinho de transformação para levar para nossas empresas. Quando há troca de experiência a gente encurta o caminho e chega com muita mais eficiência e com mais durabilidade no tempo”.
“Eventos como esse, onde a gente traz três empresárias para falar da sua trilha, de como conseguir superar as barreiras, tanto da inovação quanto dos negócios, mostra que é bem acessível e realizável esse tipo de coisa para todas as outras. Existe um estigma de que mulher está ligada a negócios convencionais, entretanto quando nós temos mulheres à frente de startups nós temos um outro tipo de desempenho” ressalta Leandra Costa, mediadora do painel e coordenadora do Living Lab do Sebrae MS.
Delas Day é fruto de uma parceria entre instituições comprometidas com o desenvolvimento social e econômico. Além do Governo do Estado, a iniciativa conta com o Sebrae-MS, Sistema Fiems, Sistema Comércio MS, Faculdade Insted e UFMS em sua realização. Faems, Fundect, UEMS, Amems, Banco do Brasil, Procuradoria-Geral do Estado, Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, Assomasul, prefeitura de Campo Grande e TV Morena são apoiadores do evento.
Texto: Maristela Cantadori.
Fotos: Magdiel Trelha.