O diretor científico da Fundect, Nalvo Franco de Almeida Jr., participou de uma visita técnica à Colômbia, entre os dias 28 de agosto e 01 de setembro, acompanhando representantes do Projeto de Desenvolvimento Institucional – Museu de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
A equipe está trabalhando na construção conceitual e nos projetos arquitetônico e museológico do Museu de Ciência e Tecnologia da UFMS, que é apoiado pela Fundect, e pôde conhecer e estabelecer conexões com dirigentes e responsáveis por museus e espaços de popularização da ciência e divulgação científica das cidades de Medellín e Bogotá.
Em Medellín eles conheceram as atividades do Parque Explora e Planetário, onde se reuniram com Juliana Florez (gerente de projetos), Guillermo Cantillo (chefe da divisão de design), Andrés López (diretor financeiro e estratégico) e Juan Pablo Gaviria (diretor de inovação e desenvolvimento).
Também visitaram o Museu da Água, onde foram recebidos pela coordenadora, Ana Isabel Sierra, que conduziu a equipe e apresentou a gestão do local. No Museu da Antioquia a visita foi guiada por María del Rosario Escobar (diretora-geral), Juliana Restrepo (diretora financeira e Administrativa) e Nathaly Solano, encarregada de projetos.
Na Capital, Bogotá, a equipe visitou o Musa – Archaeological Museum Casa del Marqués de San Jorge, onde pôde conhecer a expografia, a dinâmica de apresentação dos conteúdos e o programa de Educação Patrimonial, além da Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales, U.D.C.A. e da Universidad Nacional de Colombia (UNAL).
Outro local importante visitado pela delegação foi o Instituto Humboldt, onde foram discutidas possibilidades de colaborações e acordos. Ligado ao Ministério de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia, o instituto é responsável por pesquisas sobre a biodiversidade da Colômbia e decisões de sustentabilidade ambiental.
A equipe da missão foi formada pela Vice-Reitora da UFMS, professora Camila Ítavo, pela Coordenadora do Projeto Museu de Ciência e Tecnologia da UFMS, professora Luciana Montera Cheung, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMS, professora Maria Ligia Macedo, além de representantes do Museu de Arqueologia e pesquisadores da UFMS.