Na tarde desta quarta-feira (3), o diretor-presidente da Fundect e presidente do Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), Márcio de Araújo Pereira, foi homenageado com a Comenda Pedro Pedrossian durante sessão solene em homenagem ao Dia Estadual da Educação Superior, instituído pela Lei nº 5.040/2017. A cerimônia foi proposta pelo deputado estadual Junior Mochi (MDB), autor da legislação, em parceria com o Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS).
A Comenda Pedro Pedrossian reconhece e enaltece personalidades que contribuem para o fortalecimento do Ensino Superior no Estado e ressalta a importância de quem promove a valorização da pesquisa, do ensino e da extensão, elevando a qualidade acadêmica sul-mato-grossense.

“Eu recebo essa homenagem como uma homenagem também a todo o sistema, porque o resultado é nosso. O Mato Grosso do Sul hoje é top 10 em inovação, graças a esse trabalho de investimentos, graças também a vocês, pesquisadores e pesquisadoras, que dão a resposta. Então, eu estou feliz por esse recebimento, por essa homenagem, e vamos seguir contribuindo para o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul”, destacou Márcio.
Para Junior Mochi, que preside a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação do Parlamento Estadual, a homenagem simboliza um gesto de gratidão a todos que se dedicam à educação.
“Ao homenagearmos reitores, pesquisadores e todos que contribuem diariamente para a construção da Educação Superior em Mato Grosso do Sul, estamos, na verdade, reverenciando o conhecimento. E é por meio dele que o nosso Estado encontra caminhos para o desenvolvimento econômico, social e humano”, afirmou.

Homenageados
Além do diretor-presidente da Fundect, diversos representantes da Educação Superior de Mato Grosso do Sul foram homenageados com a Comenda Pedro Pedrossian, que contempla aqueles que estão à frente das instituições, que tomam decisões e conduzem o rumo das universidades, e com a Medalha Darcy Ribeiro, voltada àqueles que estão no dia a dia da universidade, na pesquisa e na sala de aula.
Foram homenageados com a Comenda Pedro Pedrossian: Gilson Rodolfo Martins, Márcio de Araújo Pereira, Celso Vitorio Pierezan, Silvana de Abreu, Odair Diemer, Celi Corrêa Neres, Taner Douglas Alves Bitencourt e Ivo Arcângelo Vendrúsculo Busato. Receberam as Medalhas Darcy Ribeiro: Maria Ligia Rodrigues Macedo, Célia Regina Delácio Fernandes, Jozil dos Santos, Paulino Ramos Lopes, Regina Tereza Cestari de Oliveira e Danielle Miron Castelo Branco.


Posse do CRIE-MS: presidência e vice-presidência são conquistadas por mulheres
Durante a sessão solene, foram empossados os novos integrantes da diretoria do CRIE-MS. O reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), padre José Marinoni, que encerra seu mandato como presidente do conselho, empossou a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), professora doutora Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, como presidente do CRIE-MS para o mandato de setembro de 2025 a agosto de 2026, e a reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), professora doutora Elaine Borges Monteiro Cassiano, como vice-presidente do conselho.
A reitora da UFMS, professora doutora Camila Itavo, observou a importância do conselho que ela passa a presidir pelos próximos dois anos.

“A importância do CRIE-MS é que ele reúne as instituições de ensino superior, em especial aquelas que têm cursos de pós-graduação e desenvolvem pesquisa para o crescimento de Mato Grosso do Sul”, explicou.
Pela primeira vez na história do conselho, tanto a presidência quanto a vice-presidência serão ocupadas por mulheres, marcando um avanço da representatividade feminina na gestão das instituições de ensino superior do Estado.
Texto: Maristela Cantadori.
Fotos: Magdiel Trelha.