Na próxima sexta-feira, 26, um seminário vai reunir representantes da União Europeia, do Governo do Estado e das principais universidades de Mato Grosso do Sul para debater parcerias em prol do desenvolvimento estadual.
O evento será realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, e terá como tema central a “Parceria Estratégica EU-Brasil em prol do desenvolvimento sustentável e inclusivo, no âmbito do MS”.
O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybáñez, estará presente ao evento, juntamente com nove embaixadores representando Croácia, República Tcheca, Malta, Bélgica, Suécia, Dinamarca, Portugal, Chipre e Lituânia.
Uma das organizadoras do evento, a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul), será representada pelo diretor-presidente, Márcio de Araújo Pereira. Estarão presentes ainda secretários estaduais e reitores da UFMS, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), da Universidade Anhanguera-Uniderp e do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).
Durante o evento, além de reuniões entre os participantes, serão realizadas mesas de diálogo. A primeira terá como tema “Perspectivas de cooperação científico-educacional entre o Brasil, a União Europeia e seus Estados Membros”, que terá como moderadores Maria Eugênia Petenuci, da Assessoria de Relações Internacionais da UEMS, e Matheus de Carvalho Hernandez, Chefe do Escritório de Assuntos Internacionais (ESAI) da UFGD.
Em outra mesa, o tema será “Oportunidades de cooperação acadêmica com a União Europeia”, quando haverá diálogo entre os embaixadores e os estudantes presentes.
O evento será aberto ao público a partir das 10h, no dia 26 de maio, no Auditório AGEAD (Agência de Educação Digital e a Distância), localizado na UFMS, em Campo Grande, na Avenida Costa e Silva S/N – Setor 2.
Confira aqui a programação do evento.
Texto: Paulo Ricardo Gomes (jornalista responsável) e Larissa Adami (estagiária de jornalismo).