O professor doutor Fábio Edir dos Santos Costa, diretor da Fundect entre 2005 e 2011, e até recentemente coordenador da Câmara de Assessoramento Técnico- Científico da Fundação, foi homenageado nesta segunda-feira, 28, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, com a Comenda Pedro Pedrossian, durante sessão solene em comemoração ao Dia da Educação Superior.
Proposta pelos deputados estaduais Junior Mochi (MDB) e Professor Rinaldo Modesto (Podemos), em conjunto com o reitor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e então presidente do CRIE-MS (Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul), professor doutor Laércio Alves de Carvalho, a sessão homenageou professores, pesquisadores e demais profissionais do meio acadêmico que contribuem para a valorização e o desenvolvimento do Estado.
Fábio Edir dos Santos Costa, que também foi reitor da UEMS (2011-2019), pontuou a importância da homenagem à educação superior e relembrou os desafios em tempos de pandemia e a ampliação dos índices de escolaridade.
“É um momento especial estar aqui na tribuna e poder participar do desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação do nosso Estado. Num período que se observa a chamada Quarta Revolução Industrial, estamos marcados por uma automação acelerada e pelos avanços da inteligência artificial. A partir do que aprendemos em tempos de pandemia, aprendemos muito, tivemos muitas dificuldades, poderemos avançar com o apoio da tecnologia, dos achados científicos, do desenvolvimento não só das competências básicas, mas também das competências do século XXI para os nossos alunos e mestres, para assegurar que o país possa promover um desenvolvimento inclusivo. Temos a convicção de que o desenvolvimento requer cada vez mais ampliação dos índices de escolaridade, das necessidades de desenvolvimento do país, e consequentemente, um novo perfil do que a demanda exige”, destacou o professor doutor.
O deputado estadual Pedrossian Neto (PSD), que representou a família do ex-governador Pedro Pedrossian – nome gravado na comenda -, salientou que seu avô era um grande entusiasta e que ousou sonhar com uma universidade grande à altura do Mato Grosso do Sul.
“Quando alguém me pergunta, o que meu avô fez, eu digo com toda certeza, que ele fez universidade, o resto é resto. Que nós possamos a partir desta sessão especial, que comemora essa data, utilizar esse momento como instrumento de reflexão: Qual é a universidade que nós queremos para o futuro? Qual o seu papel como instrumento transformador na sociedade? Como fazemos para as universidades continuarem crescendo e gerando conhecimento?”, discursou Pedrossian Neto.
Além de Fábio Edir dos Santos Costa, receberam a Comenda Pedro Pedrossian Mário Amaral Rodrigues, Dulce Maria Tristão, a professora doutora Maria José de Jesus Alves Cordeiro, Janete Lara Silva e Eva Elise Domingos dos Santos Bumlai.
Já a Medalha Darcy Ribeiro foi entregue à professora doutora Paula Felippe Martinez, professora doutora Dirce Nei Teixeira De Freitas, Grazieli Suszek, Jucelino Pereira Renovato, professor doutor Hemerson Pistori, Jucelino Pereira Renovato, professora doutora Hemerson Pistori e Pedro Chaves Dos Santos Filho.
Texto: Maristela Cantadori e Paulo Ricardo Gomes
Fotos: Leandro Benites