Foi publicado nesta sexta-feira, 20 de dezembro, no Diário Oficial do Estado, o resultado final do Pictec 4, programa da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS) que fomenta projetos de pesquisa científica e tecnológica, propostos por professores do Ensino Médio ou Técnico Integrado de escolas públicas de Mato Grosso do Sul.
Com um investimento total de R$5,7 milhões, o edital selecionou 200 propostas, sendo 140 delas de escolas da Rede Estadual de Ensino e 60 de instituições federais. A edição de 2024 teve mais de 500 propostas inscritas.
Cada professor contemplado receberá uma bolsa mensal de R$ 800 e poderá orientar até quatro estudantes da mesma escola, com bolsas de R$ 400 mensais durante 12 meses, num total de mil bolsas.
Os projetos aprovados estão inseridos nas seguintes áreas de pesquisa: Agronegócio, Bioeconomia, Biotecnologia, Cidades Inteligentes, Energias Renováveis, Biodiversidade, Saúde Animal, Saúde Humana, Tecnologias Sociais e Assistivas.
O Pictec objetiva despertar a vocação científica e tecnológica, ainda na Educação Básica, e incentivar talentos potenciais entre professores e estudantes de escolas públicas. Em sua quarta edição, o programa vem gerando impactos positivos, principalmente na qualificação dos estudantes para prosseguirem seu aprendizado de modo continuado. Cerca de 60% dos 1.300 ex-bolsistas ingressaram no Ensino Superior e 30% estão no mercado de trabalho.
“O Pictec é um dos programas mais robustos do Brasil para estimular o envolvimento de jovens do ensino médio em atividades científicas e tecnológicas. O futuro se construirá com investimentos nas pessoas, e o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect, investe no potencial desses jovens cientistas, empreendedores e cidadãos para formar uma sociedade melhor”, destaca o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira.
“A 4ª edição do Pictec já se mostra um grande sucesso, evidenciado pelo recorde histórico de submissões alcançado nesta edição. Esse resultado destaca o crescente engajamento dos professores das escolas públicas com o programa e reforça o impacto positivo na vida dos alunos que serão indicados como bolsistas. Mais do que um incentivo financeiro, que é um importante estímulo, à inserção desses jovens na pesquisa promove seu desenvolvimento pessoal e profissional, abrindo caminho para novas e promissoras oportunidades”, frisa a Gerente de Bolsas da Fundação, Adriana Oliveira Araújo.
O estudante do Colégio Militar de Campo Grande e bolsista egresso do Pictec 3, Samuel Tass conta que o programa possibilitou experiências enriquecedoras.
“Desde aprender a construir uma iniciação científica do zero até desenvolver uma leitura e interpretação mais maduras e criteriosas. Passei a buscar várias fontes de conhecimento, sem me limitar a uma única verdade absoluta. Essas habilidades serão fundamentais para a produção de projetos futuros, tanto na faculdade quanto na minha futura carreira profissional”, destaca.
Atenção aos prazos
Professores-orientadores com projetos aprovados terão do dia 3 a 28 de fevereiro para indicar os estudantes bolsistas. Confira aqui as etapas para a contratação das propostas aprovadas no Pictec 4.
Texto: Larissa Adami
Fotos: Adriano Boeno e Leandro Benites.