A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) realizou nesta semana, em Campo Grande, seminários para apresentação e acompanhamento de projetos do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas nos Estados – 2021, 2023 e Rede de Pesquisa e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste, desenvolvidos em parceria com a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os encontros foram realizados na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), entre os dias 24 e 25 de abril, e reuniram pesquisadores, coordenadores de projetos e representantes de programas de pós-graduação (PPGs). Juntos, os programas abrangem 12 grandes projetos, com investimento total de R$45 milhões em custeios e 417 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado.
“Esse seminário é importantíssimo porque traz os resultados e mostra qual foi o impacto na comunidade científica e na sociedade de Mato Grosso do Sul. Os resultados são incríveis e mostram que o investimento em bolsas tem efeitos benéficos para todos do Estadol”, explica o diretor-presidente da Fundect, Márcio Pereira.
Para os organizadores, o evento reforça o compromisso com a interiorização da ciência e a qualificação da formação acadêmica como estratégia de desenvolvimento regional.
“Esse é o momento em que a gente congrega todos os programas de pós-graduação que estão envolvidos nos projetos que foram aprovados no âmbito dos editais da CAPES. É um momento de avaliação para corrigir os erros e também fazer as melhorias que a gente precisa em todos os projetos”, completa Nalvo Franco, diretor-científico da Fundect.
O representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) destacou os impactos das parcerias firmadas por meio do PDPG – Parcerias Estratégicas nos Estados.
“A gente percebe que, desde a reformulação do modelo de parceria com as fundações de Amparo à Pesquisa, como a Fundect, foi possível identificar quais são os temas prioritários do Estado e selecionar projetos aderentes a esses temas. Então, temos um resultado muito positivo que vai ao encontro da política pública pensada pela CAPES de interiorização da pesquisa”, explica o coordenador-geral de Fomento a Ações Estratégicas, Júlio César de Siqueira.
O programa tem como foco a formação de recursos humanos altamente qualificados e o fortalecimento dos PPGs em estados com menor tradição acadêmica, com vistas ao desenvolvimento regional.
“O investimento da CAPES, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect, a todos os programas de pós-graduação do Estado de Mato Grosso do Sul, traz excelência na formação e traz desenvolvimento econômico, inclusive social”, disse a reitora da UFMS, Camila Itavo.
Além do PDPG, o seminário também apresentou as iniciativas da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste, à qual a Fundect aderiu em 2024. O programa apoia projetos focados em inovação sustentável nos eixos da bioeconomia, biotecnologia e biodiversidade.
Conheça os projetos de cada programa:
PDPG 2021: Iniciativas para consolidação da pós-graduação
-
A Biotecnologia e Bioeconomia como oportunidade de desenvolvimento econômico do estado de MS
Coordenador: Paulo Eduardo Teodoro – PPG Agronomia, UFMS (Chapadão do Sul) -
Mato Grosso do Sul em busca do desenvolvimento sustentável
Coordenador: Higo José Dalmagro – PPG Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Uniderp -
Gerenciamento da Inovação: Produtos e Processos como oportunidade de desenvolvimento da ciência e tecnologia no estado de MS
Coordenadora: Nádia Cristina Guimarães Errobidart – PPG Ensino de Ciência, UFMS -
Segurança Pública e Fronteiras: grandes desafios para MS
Coordenadora: Cláudia Marques Roma – PPG Geografia, UFGD
PDPG 2023: Pesquisa estratégica para o futuro do estado
-
Desenvolvimento de agronegócio diversificado e sustentável
Coordenador: Cristiano Marcelo Espinola Carvalho – UCDB -
Novos desafios para a saúde e educação após a pandemia de Covid-19
Coordenador: Rafael Henrique de Goes – UFGD -
Cidades inteligentes e sustentáveis
Coordenadora: Beatriz Lima de Paula Silva – UFMS -
Bioeconomia e biotecnologia para a preservação da biodiversidade
Coordenadora: Beatriz Lima de Paula Silva – UFMS
PDPG Rede Centro-Oeste: Inovação sustentável em rede
-
BioDiversa Centro-Oeste: Rede de Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável da Região Centro-Oeste
Coordenadora: Amanda Cristina Danaga – UEMS -
Sistemas agropecuários de baixo carbono para o Cerrado e Pantanal
Coordenador: Rafael de Goes – UFGD -
Desenvolvimento de bioinsumos e bioeconomia com foco na pecuária: controle de infecções e protetores da resposta imune para o estímulo ao ganho de massa e melhoria de proteína animal
Coordenador: Cristiano Marcelo Espinola Carvalho – UCDB -
Bioeconomia para a bioprospecção, produção de bioprodutos e bioinsumos e serviços ecossistêmicos na região Centro-Oeste
Coordenador: Luis Carlos Vinhas Ítavo – UFMS
Texto: Maristela Cantadori
Imagens: Magdiel Trelha