Nesta segunda-feira (6) a Fundect recebeu a visita de Jaime Verruk, titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Inovação, à qual a Fundação é vinculada. Em reunião com os diretores, Márcio de Araújo Pereira, Nalvo Franco de Almeida Júnior e Jaime Pimentel Júnior, o secretário debateu temas estratégicos para a Fundação, entre eles a proposição de uma Lei Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de MS.
Também participaram do encontro o secretário-executivo da Semadesc, Ricardo Senna, e a procuradora da Coordenadoria Jurídica Residual de Entidades Públicas da PGE, Kemi Helena Bomor Maro.
“O objetivo do Vinculadas Day é conhecer mais de perto a atuação de cada um dos órgãos vinculados à Semadesc. Hoje na Fundect, discutimos alguns mecanismos para avançar nas estratégias de apoio CT&I em Mato Grosso do Sul, entre eles, a proposição de uma lei estadual de Ciência e Tecnologia e Inovação. Fizemos essa discussão com a diretoria executiva da Fundect e com participação da PGE para definirmos os principais pontos na formulação de uma lei estadual”, comentou o secretário.
Conselho Superior
Jaime Verruk participou ainda da reunião do Conselho Superior, órgão colegiado de definição da política e de orientação das atividades da Fundect e instância máxima de deliberação, do qual é presidente.
Na pauta estavam o novo Estatuto da Fundação e a apresentação e aprovação do orçamento do Plano Pluri Anual (PPA) 2024-2027 e da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024.
“De acordo com o que já foi definido pelo Governo do Estado, referendamos a destinação de R$ 63 milhões de investimentos em ciência e tecnologia no ano de 2024 no PPA. Esse valor foi aprovado pelo Conselho, mas está aguardando, obviamente, a aprovação da Assembleia Legislativa. Além disso, aprovamos um novo Estatuto da Fundect com a nova estrutura organizacional”, destacou o secretário Jaime Verruck.
O diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, apresentou ao Conselho Superior as propostas para o próximo ano, com investimentos em parcerias e projetos alinhados à sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“O orçamento mais robusto para 2024 vai fortalecer a missão da fundação que é amparar, incentivar e fomentar a pesquisa científica, tecnológica e a inovação, fundamentais para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso do sul ”, destacou o diretor-presidente.
A Fundect já prepara editais importantes que vão apoiar projetos de pesquisa e inovação, entre eles o voltado às mudanças climáticas e suas consequências, de extensão tecnológica para agricultura familiar, comunidades quilombolas e povos originários, além de chamadas para pesquisas na área de saúde e nos biomas Pantanal e Cerrado.
Em 2024 a Fundação também vai reforçar a formação de recursos humanos em Mato Grosso do Sul com a ampliação de bolsas e aumentará os investimentos em empresas inovadoras.
Conselheiros
Na reunião do Conselho Superior foi empossado o conselheiro Dr. Eudes Fernando Leite, representante da UFGD, e reconduzido ao colegiado o Dr. Ricardo José Senna, da Semadesc.
São membros do Conselho Superior da Fundect: Jaime Elias Verruck (Presidente – Semadesc), Ricardo José Senna (Semadesc), Márcio de Araújo Pereira (Secretário Executivo / Fundect), Eudes Fernando Leite (UFGD), Caroline Pauletto Spanhol Finocchio (UFMS), Renato Andreotti (Embrapa Gado de Corte), Cristiano Marcelo Espínola Carvalho (UCDB), Rodolpho Caesar Mangialardo (SENAI), Elaine Borges Monteiro Cassiano (IFMS), Ana Cristina Araújo Ajalla (Agraer), Eduardo de Castro Ferreira (Fiocruz), Edilson Costa (UEMS), José Antônio Maior Bono (UNIDERP) e Rogerio Thomitão Beretta (Semadesc).
Texto: Maristela Cantadori
Fotos: Leandro Benites