O Governo do Estado, por meio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), estuda realizar uma parceria com a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) para apoiar o Museu das Culturas Dom Bosco. Os termos da parceria ainda estão em estudo, mas o compromisso de realizar uma ação conjunta entre as instituições foi iniciado nesta segunda-feira, 11, em reunião com o governador Eduardo Riedel.
Segundo o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, a parceria poderá ser abrangente e envolver apoio de projetos, criação de laboratórios e outras ações, mas tudo está em estudo ainda e será definido posteriormente.
“Conversamos sobre várias possibilidades, uma possibilidade especial de investimento que vai ser importante para o desenvolvimento e também para manter o acervo cultural, o acervo científico e tecnológico da história de Mato Grosso do Sul. Essa é a razão da nossa conversa aqui. Estamos pensando realmente em como trazer soluções para a manutenção desse importante acervo científico de Mato Grosso do Sul”, explica Márcio
O reitor da UCDB, padre José Marinoni, elencou algumas das necessidades do museu nas quais o governo e a Fundect podem colaborar.
“Manifestei o desejo e a vontade de concluir a obra do museu porque temos um acervo de animais empalhados, borboletas, fósseis e tantas outras coisas que temos que disponibilizar para a população campo-grandense, sul-mato-grossense, brasileira e porque não mundial. Então, como já havia esse interesse, o governador Eduardo quis saber um pouco da realidade e de como isso poderia ser concretizado. As conversas foram muito boas e claro que existem passos que devem ser dados na área jurídica, na área financeira e tudo mais, mas o compromisso tanto do Governador como da UCDB é que a gente possa realmente concluir as obras do Museu Dom Bosco”, explicou.
Também participaram da reunião o Assessor Científico da Fundect, Fábio Edir, a Secretária Especial de Parcerias Estratégicas do Governo do Estado, Eliane Detoni, além de pró-reitores da universidade e assessores do governo. Novos encontros técnicos entre representantes do governo e da universidade deverão ser realizados para elaborar os termos da parceria.
Texto: Paulo Ricardo Gomes