Termo de execução do Pibic foi assinado na Assembleia Legislativa, durante sessão solene que comemorou o Dia Estadual da Educação Superior
Nesta quarta-feira (21), Dia Estadual da Educação Superior, a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul) assinou termo de execução do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica para estudantes de graduação, o Pibic, que vai atender estudantes de graduação das unidades associadas ao CRIE-MS (Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul).
As bolsas de R$ 700 passam a vigorar a partir de setembro e serão pagas a partir de outubro pela Fundect, com recursos do Tesouro Estadual, a 600 acadêmicos, por um período de 12 meses, com 20% delas distribuídas em ações afirmativas. O investimento total é de R$ 5 milhões.
O documento foi assinado na Assembleia Legislativa, durante sessão solene que comemorou a data com homenagens a professores, pesquisadores e demais profissionais do meio acadêmico que contribuem para a valorização e o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.
Márcio de Araújo Pereira destacou que o Pibic, em sua segunda edição, é um marco para a educação superior estadual.
“Insistiremos cada vez mais na construção destas pontes com a academia porque o futuro de Mato Grosso do Sul está sendo construído agora, por todos nós. O governo do Estado investe em Ciência, Tecnologia e Inovação porque sabe que as instituições de ensino superior do nosso estado dão respostas à sociedade.”
O edital foi lançado pela Fundect em maio e a seleção dos projetos e estudantes beneficiados ficou a cargo das instituições que fazem parte do CRIE – UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Anhanguera/Uniderp e IFMS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de MS).
Homenagens
Durante a sessão solene de comemoração ao Dia Estadual da Educação Superior foram entregues a Medalha Darcy Ribeiro e a Comenda Pedro Pedrossian. As homenagens são destinadas às personalidades que contribuem ou contribuíram para a valorização e o engrandecimento do Ensino Superior Sul-mato-grossense, fortalecendo a pesquisa ou extensão nas instituições de ensino superior estaduais.
Um dos homenageados com a Comenda Pedro Pedrossian foi o diretor-científico da Fundect, professor doutor Nalvo Franco de Almeida Júnior.
“Sou professor universitário desde 1987 e trabalhei muito tempo com a gestão universitária e atualmente estou na direção científica destinada à pesquisa. Todo esse trabalho exige dedicação e experiência, além de nos proporcionar a oportunidade de contribuir com o ensino superior com a educação e com a qualidade da formação dos nossos jovens. A homenagem é um reconhecimento do esforço conjunto em contribuir com nossas instituições de ensino superior. E é isso que nos faz estar aqui hoje recebendo esse prêmio com muita gratidão, honra e orgulho”, destacou o diretor.
Também receberam a comenda: Angela Kwiatkowski, Edson Norberto Cáceres, Nalvo Franco de Almeida Junior, Lenice Heloísa de Arruda Silva, Ricardo José Senna, Claudia Andrea Lima Cardoso, Padre Ricardo Carlos e Marcos Henrique Marques. Foram homenageados com a medalha: Rosamaria Cox Moura Leite Padgett, Levi Marques Pereira, Karina Renostro Ducatti, Anita Guazzelli Bernardes, Alencar Ferri e Romíria Cristina Schaeffer Ferreira.
O professor doutor Levi Marques Pereira foi homenageado com a Medalha Darcy Ribeiro e enfatizou o sentimento em receber a homenagem.
“É um reconhecimento por toda uma carreira de trabalho desenvolvido junto à Universidade Federal da Grande Dourados. Estou desde o início da criação da universidade e trabalhei em vários programas de pós-graduação e graduação. É essa contribuição que procuramos oferecer ao Estado para um maior conhecimento da cultura e da diversidade da formação da população do Mato Grosso do Sul”, enfatizou.
O proponente da cerimônia, deputado Junior Mochi, que é presidente da Comissão Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Casa de Leis, também destacou a valorização dos educadores e pesquisadores e a importância de investir no Ensino Superior.
“Ao fomentar a pesquisa e o desenvolvimento em diversas áreas do saber, estamos criando um ambiente propício para a diversificação econômica. Assim é que podemos edificar um Mato Grosso do Sul cada vez mais forte, inovador e promissor”, frisou o parlamentar.
Posse do CRIE-MS
Durante a sessão solene foram empossados os novos integrantes da diretoria do CRIE-MS para o biênio 2024-2025. O reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), padre José Marinoni, assume a presidência do Conselho. E o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), professor doutor Marcelo Augusto Santos Turine, é o vice-presidente.
O reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), padre José Marinoni e agora presidente do CRIE-MS, ressaltou a importância e a contribuição do órgão para a Educação Superior.
“É a primeira entidade que foi capaz de congregar instituições federais, estaduais e particulares para que o ensino superior, ciência, tecnologia e inovação pudessem ter um impulso bem mais forte. Trabalhar sozinhos não dá. Hoje é preciso trabalharmos em sinergia e unidos. E vários projetos junto à Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) estão sendo elaborados e executados pelas nossas instituições”, explicou o reitor.
Texto: Maristela Cantadori
Fotos: Wagner Guimarães e Álvaro Herculano