Em parceira com o Sebrae MS e o projeto Living Lab, instituições públicas e privadas receberão auxílio financeiro e técnico por ações e projetos inovadores
Na manhã desta terça-feira (28), a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) firmou Convênio de Cooperação Técnica e Financeira com o Sebrae/MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul) e o Governo do Estado.
A iniciativa prevê auxílio financeiro para a concessão de 20 bolsas para pesquisadores, com apoio e infraestrutura do Living Lab MS (Laboratório de Inovação Aberta do Sebrae/MS), que fomenta o protagonismo de empresas e startups do Estado em mentorias direcionadas. As áreas de atuação no convênio de cooperação são: Desenvolvimento territorial do Pantanal; Desenvolvimento local em cidades com indústrias; Biodiversidade; Negócios de impacto socioambiental e sustentáveis; Agricultura familiar; Indústria Criativa; e Energias Alternativas.
“Este é o momento que marca o novo investimento na inovação de Mato Grosso do Sul por meio do Sebrae, junto com o trabalho feito pelo LivingLab. Com esta nova fase, nós traremos mais resultados e a geração de novas empresas, além da promoção de produtos, processos, serviços e tecnologias inovadoras”, explica o diretor-presidente e conselheiro do Sebrae/MS, Márcio de Araújo Pereira.
Iniciado pelo Sebrae MS em 2016, o Living Lab MS é um programa colaborativo que, em parceria com 42 instituições públicas e privadas, trabalha com o desenvolvimento de ideias inovadoras e startups no Estado, por meio de mentorias. O resultado desse foco está na consolidação de negócios que possam ser repetíveis e escaláveis.
O Convênio tem valor previsto de R$ 5,4 milhões e possui vigência de 48 meses a partir da data da assinatura. O evento contou com a participação do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, do diretor-presidente da Fundect e conselheiro do Sebrae/MS, Márcio de Araújo Pereira, do secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação e conselheiro do Sebrae/MS, Ricardo Senna, do diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça e do secretário-adjunto da Semadesc, Ademar Silva Junior.
“Tudo isso só foi possível pelo trabalho de intercâmbio realizado pelo Sebrae MS. Esse impacto reflete neste novo termo assinado hoje para impulsionar, ainda mais, o Estado e o Sebrae Mato Grosso do Sul em destaque nacional. Vamos trabalhar em conjunto com os conselheiros, toda a equipe do Sebrae MS e a forte diretoria-executiva para continuar colhendo bons frutos”, finaliza Márcio.
Reajuste de Bolsas de pesquisa no Estado
Com relação às bolsas ofertadas pela Fundect, referentes a pesquisas realizadas por estudantes de cursos de graduação e pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-graduação), a Fundect emitiu comunicado explicando que está adaptando as tabelas para acompanhar os reajustes feitos pelo Governo Federal nas bolsas da Capes e do CNPq. A Fundação informou ainda que uma comunicação oficial, em parceria com o Governo do Estado,será realizada nos próximos dias com mais informações sobre os valores.