A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) inauguraram o Laboratório de Demonstrações Tecnológicas, ligado ao Laboratório de Tecnologias Avançadas em Energia e Sustentabilidade (LaTES) do Instituto de Física (Infi). O novo espaço possui sala de reuniões e laboratório para demonstrações tecnológicas. O objetivo é ter um ambiente que possibilite à universidade mostrar suas pesquisas à sociedade e a potenciais investidores.
O diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, explicou que os investimentos realizados em parceria com a UFMS ajudam a fomentar soluções para problemas da sociedade, além de fazer com que a ciência esteja mais próxima das pessoas. “Ninguém é mais qualificado que o cientista para oferecer soluções para a sociedade. O governo continuará investindo, por meio da Fundect, em projetos como o que estamos vendo aqui hoje, que representa uma entrega real e significativa para a sociedade”, destacou.
Presente ao evento, o reitor da UFMS, Marcelo Turine, explicou que a Fundect tem sido uma importante parceira para a melhoria da infraestrutura da Universidade. “O laboratório de física já estava ficando pequeno para tantos pesquisadores. E com essa estrutura nós conseguimos dar um espaço para mostrar as pesquisas”, explicou.
Jaime Verruck, secretário titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), explicou que é função do governo do Estado aproximar a ciência das pessoas. Segundo ele, o laboratório vai ajudar a sociedade a entender melhor o que faz um físico. “A inauguração deste laboratório de demonstrações tecnológicas no Instituto de Física mostra que a Universidade está alinhada com o propósito de desenvolvimento do Estado”, completou
“O objetivo principal do novo espaço é entregar um produto para a sociedade. Tudo o que é desenvolvido no laboratório visa a prototipação de novas tecnologias, que serão apresentadas nesse espaço. Parte do laboratório será dedicada à discussão com empresários, financiadores e entusiastas da tecnologia. Essa conquista é um passo importante, pois oferece a estudantes e professores a oportunidade de converter o que é desenvolvido em pesquisa em tecnologia e interagir com o setor produtivo para entregar resultados à sociedade de forma imediata”, ressaltou o professor do Infi e coordenador do projeto de pesquisa, Cauê Martins.
Heberton Wender Luiz dos Santos, professor do Infi, enfatizou que o laboratório recém-inaugurado permite aproximar a ciência da sociedade. “Este espaço oferece a oportunidade de mostrar a tecnologia para a sociedade, incluindo tecnologias que envolvem energias renováveis e carbono neutro. O laboratório serve como uma vitrine para tudo que desenvolvemos e que pode se tornar um produto. De tal forma que alcance a sociedade, o setor público e privado, contribuindo para uma sociedade moderna e sustentável no futuro”, concluiu.
A cerimônia foi realizada na sexta-feira, 21, no Instituto de física da UFMS. Também estavam presentes o diretor-científico da Fundect, Nalvo Franco, a vice-reitora da UFMS, Camila Ítavo, além de professores e estudantes da instituição.
Paulo Ricardo Gomes e Maristela Cantadori
*Com informações da Assessoria de Comunicação da UFMS