A Fundect, órgão do Governo de Mato Grosso do Sul que fomenta o desenvolvimento do ensino, ciência, tecnologia e inovação, lançou nesta quinta-feira (7) a Chamada Fundect/SEMADESC/SEAF – 12/2023 que disponibiliza R$ 3 milhões para extensão tecnológica para Agricultores Familiares, Povos Originários e Comunidades Tradicionais. É o primeiro edital de extensão já realizado pela fundação e tem como objetivo a melhora da qualidade de vida e a segurança alimentar das famílias destas comunidades.
Podem submeter projeto pesquisadores vinculados às Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) e Universidades sediadas em Mato Grosso do Sul. Cada proposta poderá solicitar até R$ 80 mil, com prazo de execução de até 12 meses. Elas deverão estar inseridas em uma das seguintes áreas de atuação: Agronegócio; Bioeconomia; Biotecnologia; Energias Renováveis; Biodiversidade; Saúde Animal; Saúde Humana; Tecnologias Sociais; Agroecologia; Agrofloresta; Agroindústria. Além disso, deverão englobar uma das áreas temáticas de extensão: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho.
A execução do projeto deverá ser acompanhada por um Supervisor Regional, a ser designado pela SEAF/SEMADESC, cuja função é a de garantir que o projeto possa ser executado no âmbito do polo escolhido, além de produzir relatórios de acompanhamento em conjunto com o coordenador do projeto.
O prazo para envio dos projetos no SIGFUNDECT vai até 16 de fevereiro de 2024.
Confira mais informações sobre o edital abaixo:
Chamada Fundect/SEMADESC/SEAF 12/2023 (DOE-MS 11343 pág 48)
Texto: Assessoria de Comunicação/Fundect
Foto: Álvaro Rezende