A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul) e o Sebrae/MS realizaram nesta quarta-feira, 24, o lançamento do Ecossistema de Inovação de Maracaju. A iniciativa faz parte da união das duas instituições, juntamente com órgãos e entidades públicas municipais e estaduais, bem como empresários e microempresários. O objetivo é assegurar apoio a atividades empreendedoras e inovadoras que forneçam base para o desenvolvimento do ramo agrícola regional.
O lançamento do Ecossistema de Inovação de Maracaju foi realizado durante o Showtec 2023, realizado no município, sendo considerado o maior evento de tecnologia do agronegócio do Estado.
“Maracaju é o município com mais condições de avançar no agronegócio. O ponto de partida do Ecossistema aqui é mais amplo do que em outras regiões, uma vez que há a valorização da área, a exemplo do Showtec e o investimento público. O ciclo que se compõe nesse momento já está em outro patamar, e permite que este seja um dos mais importantes ecossistemas de inovação do agro no país”, ressalta o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira.
Estavam presentes no lançamento o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, o diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Ricardo Senna, o reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Marcelo Turine, além de autoridades locais e visitantes.
“Estamos seguramente diante do maior Showtec de todas as edições. Somos uma feira tecnológica e científica que apresenta o avanço das nossas pesquisas. O suporte e apoio da Fundect é fundamental para que essas tecnologias sejam desenvolvidas e, neste grande dia de difusão, sejam apresentadas para o produtor rural de Mato Grosso do Sul, assim como dos estados vizinhos e, quem sabe, do Brasil”, explica Alex Melotto, pesquisador e diretor-executivo da Fundação MS, uma das realizadoras do Showtec.
Convênio – Também durante Showtec, na terça-feira, 23, o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira assinou convênio com a Fundação MS, o Governo do Estado e a Semadesc, garantindo R$ 4 milhões em investimentos para a “Validação regional de materiais genéticos e tecnologias de produção de soja e milho, a ser desenvolvido em 10 regiões agrícolas de Mato Grosso do Sul nas safras 2023/2024 e safrinha 2024”. O investimento é fonte de recursos do Fundems (Fundo para Desenvolvimento das Culturas para o Milho e para a Soja).
O projeto faz parte de um Programa cujo o intuito é gerar, adaptar, validar e transferir tecnologias em diferentes polos de produção agrícola do Estado, visando melhorias nas técnicas de cultivo, acompanhando as inovações tecnológicas disponibilizadas pelas empresas e instituições de pesquisa públicas e privadas do país. O objetivo geral é produzir informações sobre a eficiência dos defensivos agrícolas (herbicidas, inseticidas e fungicidas).
Showtec 2023 – Com realização da Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), o evento acontece anualmente em Maracaju e apresenta produtos e serviços ligados ao setor agropecuário.
O principal objetivo da feira é unir as mais relevantes tecnologias e informações para o agro em um só polo. São mais de 500 tecnologias direcionadas ao sistema agropecuário do Estado, junto das 60 novas variedades de soja e 100 híbridos de milho.
Texto: Larissa Adami (estagiária de jornalismo) e Paulo Ricardo Gomes (jornalista responsável)
Fotos: Messias Ferreira e Larissa Adami.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Showtec.