A Fundect lançou nesta terça-feira, 29, a Chamada Especial Fundect/CNPq 26/2025 – Bolsas de Produtividade Estaduais Fundect/CNPq, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC), por meio da Fundação, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Com investimento de R$ 1,8 milhão, a iniciativa vai possibilitar que pesquisadores doutores que tiveram projetos aprovados na Chamada CNPq nº 18/2024 – Bolsas de Produtividade do CNPq, porém fora do limite orçamentário, possam apresentar propostas de pesquisa que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação em Mato Grosso do Sul.
“As bolsas de produtividade são um reconhecimento ao mérito científico, à trajetória acadêmica e à contribuição desses pesquisadores para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento regional. Elas não apenas incentivam a continuidade de projetos relevantes, mas também ajudam a fixar talentos em Mato Grosso do Sul, gerando impactos positivos na formação de recursos humanos, na inovação e nas soluções aplicadas às nossas demandas locais. Seguimos firmes no propósito de transformar conhecimento em desenvolvimento”, destaca o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira.
O objetivo é ampliar o estímulo à produção científica em diversas áreas do conhecimento, impulsionar o desenvolvimento tecnológico do Estado e garantir a continuidade das atividades de pesquisa e inovação. A chamada também busca fortalecer grupos e redes de pesquisa e reter pesquisadores em projetos estratégicos para o Estado, reforçando a capacidade científica e tecnológica local.
Serão concedidas aos pesquisadores selecionados bolsas Produtividade em Pesquisa – PQ/DT, equivalentes aos níveis PQ-E e DT-E do CNPq, com duração de até 36 meses. Além disso, será concedido um valor fixo de R$ 36 mil por projeto para despesas de custeio e capital, como forma de apoio à execução das atividades de pesquisa.
Somente os aprovados na Chamada CNPq nº 18/2024, mas não contemplados com recursos, estão habilitados a submeter propostas à chamada especial da Fundect.
O período para submissão eletrônica das propostas no SIGFUNDECT será de 29 de julho a 4 de agosto.
Confira mais informações em:
https://www.fundect.ms.gov.br/bolsas-de-produtividade-estaduais-fundect-cnpq-2025
Comunicação Fundect.