A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) está representada na Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação da Região Centro-Oeste pelo diretor-presidente, Márcio de Araújo Pereira. O evento, que começou nesta segunda-feira (30) e segue até hoje (30), reúne em Goiânia (GO) representantes dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal para apresentar, discutir e elencar prioridades regionais que poderão fazer parte da Estratégia Nacional de CT&I para os próximos dez anos.
O encontro é uma oportunidade para a comunidade universitária, sociedade civil, empresários e agentes políticos tomadores de decisão da região Centro-Oeste trocarem conhecimentos, experiências, discutir avanços científicos e tecnológicos de suas localidades, temas de regulação e legislação, redução das desigualdades regionais, inclusão social, promover colaborações, identificar desafios e oportunidades específicas para o fortalecimento da CT&I na região.
“A Conferência Regional reflete os anseios da comunidade científica dos estados Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e do Distrito Federal. Temas e eixos centrais estão sendo debatidos e resultarão em uma agenda comum aos estados, bem como demandas específicas locais. Os resultados serão levados à Conferência Nacional de Ciência Tecnologia que resultará em uma agenda nacional para CT&I”, destaca Márcio de Araújo Pereira.
Os temas abordados fazem parte dos eixos estabelecidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), como recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional CT&I, reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; CT&I para programas e projetos estratégicos nacionais; para o desenvolvimento social e para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido.
Eles vão compor um relatório final do evento regional, que já traz a bagagem das discussões relativas às conferências estaduais, e servirão como balizadores dos debates que vão acontecer durante a 5ª Conferência Nacional de CT&I nos dias 4, 5 e 6 de junho, em Brasília, com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido.”
No Mato Grosso do Sul o documento que baliza as recomendações do estado foi construído em diversos encontros realizados entre dezembro do ano passado e março deste ano, onde o governo estadual ouviu e colheu sugestões da comunidade científica, empresas e sociedade.
Na abertura da Conferência Regional, o secretário-executivo de CT&I da Semadesc, Ricardo José Senna, lembrou da grande mobilização realizada. “Conseguimos mobilizar mais de mil pessoas. E o resultado foi extremamente importante porque não só ajuda a dar o subsídio para a nacional , mas ajuda a calibrar a política pública de CT&I para o Mato Grosso do Sul”, disse ele lembrando da criação da secretaria na área no estado e da necessidade de as pesquisas saírem de dentro dos laboratórios e tomarem as ruas.
*Com informações do MCTI e Fapeg.
Texto: Maristela Cantadori
Fotos: Comunicação Fapeg