Realizado pela primeira vez na Capital, evento coloca Mato Grosso do Sul no roteiro turístico tecnológico-científico
A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) apoiou e patrocinou a organização da 27ª Maratona de Programação da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), realizada pela primeira vez em Campo Grande nos dias 17 e 18 de março. A abertura do evento ocorreu no Anfiteatro Glauce Rocha e as competições foram realizadas no Ginásio Moreninho. Participaram 60 equipes de várias sedes regionais do país, com estudantes que estão entre os melhores programadores do País. Os vencedores disputarão as finais mundiais em Sharm el-Sheikh, no Egito.
Para o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, amparar a competição fomenta ainda mais a produção de conhecimento, valorizada pela Fundação, além de apresentar o Estado como referência de tecnologia e inovação.
“É uma honra para a Fundect fazer parte desse desenvolvimento técnico, trazendo para Mato Grosso do Sul o roteiro turístico tecnológico-científico. A cidade ganha força motriz ao sediar um evento com a presença de acadêmicos e professores de todas as regiões do Brasil, demonstrando também a nossa força”, explica Márcio.
A maratona consiste em resolver o maior número de questões no menor tempo possível. Cada equipe possui três estudantes e um coach (professor representante), pertencentes às diversas áreas dentro da Computação: Engenharia de Software, Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, entre outros.
Segundo o diretor-científico da Fundação, Nalvo Franco de Almeida Junior, destacam-se os concorrentes que abusam da imaginação e do trabalho colaborativo.
“Trata-se de uma competição de altíssimo nível que, além de contribuir na formação e no currículo dos estudantes, proporciona uma excelente oportunidade para que os competidores possam mostrar criatividade e capacidade de trabalho em equipe, em resolver problemas computacionais sob pressão. Pelo fato de a final ter a participação dos melhores do Brasil, a Maratona de Programação tem se tornado uma vitrine para esses estudantes, tanto do ponto de vista de instituições de ensino e pesquisa, quanto de empresas, que certamente procuram contratar os melhores”, enfatiza
Para o coordenador local da maratona e professor da Faculdade de Computação (Facom), Anderson Viçoso de Araujo, é uma grande alegria receber estudantes tão engajados com o suporte da Fundect e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). “A Fundect é parceira dos alunos, professores e pesquisadores do Estado. É junto desse apoio que conseguimos realizar um evento grande e bonito, onde todos estão se divertindo e conhecendo um pouco mais do que a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul tem a oferecer”, declara.
Maratona – A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação, o International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sul-americana do concurso.
A chegada se dá na quinta-feira. Na sexta-feira ocorrem a abertura, a sessão de aquecimento e outros eventos importantes. No sábado ocorre a competição e a festa de encerramento do concurso. A organização do concurso oferecerá auxílio para os times de fora da sede para hospedagem durante as finais.
Saiba mais informações sobre a agenda do evento em: https://maratonasbc2022.ufms.br/programacao/