Nesta segunda-feira, 3 de julho, a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) deu início às comemorações de seu jubileu de prata. Autoridades, diretores e funcionários participaram de evento nesta manhã para comemorar os 25 anos da instituição que apoia pesquisas, programas de graduação e pós-graduação, projetos e negócios inovadores em Mato Grosso do Sul.
Em seu discurso, o diretor-presidente da Fundação, Márcio de Araújo Pereira, agradeceu as parcerias com Universidades, Embrapa, Sebrae, OAB, Fundação MS, Fundação Chapadão e outras instituições que fazem parte da história da Fundect.
“Nestes 25 anos a Fundect investiu 314 milhões de reais. Somente de 2017 para cá foram 178 milhões destinados à pesquisa e inovação que impactam diretamente na vida das pessoas”, destacou.
Márcio Pereira lembrou ainda que a Fundação assumiu destaque nacional ao lançar o edital do programa MS Carbono Neutro, destinando R$ 8 milhões a 20 projetos de pesquisa para a redução das emissões de Gases do Efeito Estufa. Além disso, a Fundect lançou o edital ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), no qual são apoiados 68 projetos, com um montante de R$ 10 milhões, para ajudar o Estado no desafio de crescer de forma sustentável e até o final do ano vai lançar edital de mudanças climáticas.
“Mato Grosso do Sul é um exemplo para o mundo, pois é um dos Estados que dá o tom da ciência, da inovação e do avanço para gente conseguir equilibrar os gases de efeito de estufa no mundo e trazer soluções para mudanças climáticas”, destaca o diretor.
Durante o evento foi inaugurada a sala de situação que vai possibilitar a realização de teleconferências em tempo real. O equipamento foi obtido através de emenda do deputado federal Dr. Luiz Ovando que participou da comemoração e disse estar honrado em contribuir com a ciência. O deputado lembrou de sua própria experiência como pesquisador e como isso contribuiu para salvar vidas.
“No mestrado, na maternidade do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, detectamos que diversas pacientes, geralmente na fase do parto, tinham arritmias e na literatura não tinha nada descrito e sistematizado. Então nós começamos a estudar, fiz um projeto e publicamos esse trabalho que é referência mundial e está citado em muitos artigos sobre arritmia em gestantes. Isso mostra que a inquietação e a determinação do pesquisador levam a situações de auxílio que a gente precisa levar à comunidade”, concluiu o deputado.
O governador Eduardo Riedel foi representado no evento pelo secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da SEMADESC (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) Ricardo Senna. O secretário destacou que a ciência, a tecnologia e a inovação são prioridades do governo estadual e que os desafios são grandes.
“O governador Eduardo Riedel deseja que a principal fonte de riqueza do Mato Grosso do Sul, em dez, quinze anos, seja a nossa biodiversidade. Então isso é uma mudança de paradigma que não é fácil e a gente só vai conseguir isso se a gente trouxer a academia, a comunidade científica, novas empresas de base tecnológicas e start-ups para esse caldeirão de conhecimento”.
Ao final do evento, autoridades, parceiros e servidores receberam uma caneta comemorativa dos 25 anos da Fundect e participaram de um café da manhã comemorativo.
Texto: Maristela Cantadori e Paulo Ricardo Gomes.
Fotos: Leandro Benites.