O diretor-presidente da Fundect (Fundação de Amparo ao Desenvolvimento ao Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), Márcio de Araújo Pereira, foi eleito para o cargo de vice-presidente do Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) para o período de 2023 a 2025. O Conselho integra as fundações de pesquisa brasileira e faz parte do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).
A escolha foi realizada na manhã desta sexta-feira (24) durante o 1º Fórum Nacional CONFAP deste ano, com a presença dos presidentes e representantes das 27 FAPs (Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) na sede da Fapesp, em São Paulo.
“A vice-presidência no Confap permite que possamos atuar em vários outros conselhos representativos junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia, atuando não só em favor de Mato Grosso do Sul, mas de todas as FAPs. Em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), o nosso trabalho é levar as pautas dos estados para o Governo Federal, gerando mais recursos e dinamizando a economia da ciência e tecnologia”, enfatiza.
Esta é a primeira vez que o Estado alcança a vice-presidência do Confap. Desde 2021, Márcio ocupava a presidência do Conselho Fiscal da instituição.
A presidência do Conselho foi assumida novamente pelo professor Odir Antônio Dellagostin, atual presidente da FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul). Além da eleição dos membros para a nova presidência, houve a composição do Conselho Fiscal e das novas Diretorias Regionais no evento.
O Confap – O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) é uma organização sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover uma melhor articulação dos interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Brasil. Criado em 28 de abril de 2006, congrega 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), e trabalha como parte ativa do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).
Fundect – É a fundação pública estadual responsável por fomentar o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação em Mato Grosso do Sul.Em 2022, a instituição se consolidou como referência nacional, devido ao grande volume de investimentos realizados, mesmo durante um momento em que a ciência, nacionalmente, sofreu desvalorização.
A Fundação também lançou editais inovadores como o MS Carbono Neutro e editais que atendem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Atualmente, a Fundação lidera rankings de ofertas de bolsas de mestrado e doutorado no Estado, dentre as fundações estaduais de amparo à pesquisa
Os investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação em Mato Grosso do Sul, nos últimos 8 anos (2015-2022), somam aproximadamente R$ 180 milhões. O montante representa 66% de todo o valor investido na história da Fundect desde que foi criada, em 1998.